quinta-feira, 13 de julho de 2017

Câmara vai discutir hoje o fim do dinheiro físico no Brasil


Projeto 48/2015 do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) prevê a extinção da moeda em papel, que seria conservada apenas por objetivos históricos. Iniciativa segue propostas semelhantes que despontam em todo o mundo.

"Dinheiro ou cartão?". A frase, tão comum no varejo brasileiro, pode se tornar coisa do passado muito em breve. Pelo menos será assim se depender do deputado federal Reginaldo Lopes.

A iniciativa segue uma tendência mundial. A China já discute o fim da circulação do Yuan em papel moeda e a Suécia prevê a morte da coroa sueca para 2030. Atualmente, o país nórdico registra apenas 2% das operações em dinheiro vivo e deve ser o primeiro a matar as notas coloridas.

A proposta apresentada em 2015 pretende proibir a circulação de cédulas de dinheiro. Movimentações financeiras seriam feitas apenas por cartão e os bancos não poderiam cobrar por operações no débito. “Eliminaríamos práticas de crimes como assaltos a bancos, arrombamentos de caixas eletrônicos, assaltos a postos de gasolina, sequestros, saidinhas de banco e violência em geral”, justifica o deputado.
Outro benefício seria coibir a prática de fraudes e crimes, já que ficaria mais fácil rastrear o dinheiro. "Toda transação seria oficializada através de transações bancárias e as despesas pessoais através do cartão de crédito ou débito",  diz o texto.

Mas quem se animou para a chegada da novidade por aqui deve ter paciência. Embora o projeto deva ser discutido pela Comissão de Defesa do Consumidor às 14:30, este é a só o primeiro de muitos debates sobre o tema. Não há qualquer previsão para levar o texto à votação do Plenário. 

Sputnik
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário