sábado, 29 de abril de 2017

Fim dos tempos: EUA elaboram plano de ação em caso da guerra com China e Rússia

http://www.ultimosacontecimentos.com.br/static_img/264689/resize-500x271_6-1051.jpg

O exército norte-americano elaborou um plano em caso de guerra com a Rússia e China, escreve o analista Daniel Gouré no The National Interest.

O novo programa de investimentos norte-americano se chama "Terceira Estratégia de Proteção (Third Offset Strategy)" e é a continuação das duas anteriores estratégias destinadas a conter o reforço militar da União Soviética e dos seus aliados, comunica o The National Interest.

De acordo com Gouré, os EUA precisam da nova estratégia porque a Rússia e outros potenciais adversários investiram muito na criação de equipamento, táticas, estruturas destinadas a conter o potencial militar e técnico dos EUA e da OTAN. Além do mais, estes países estão realizando a sua própria estratégia de guerra ofensiva rápida e não nuclear.

Washington iniciou a revisão do seu setor militar em 2014, lançando a Iniciativa de Inovação da Defesa (Defense Innovation Initiative), que tem como objetivo desenvolver os elementos que vão fazer parte da Terceira Estratégia de Proteção.

Os autores desta iniciativa decidiram utilizar os avanços tecnológicos na construção de robôs, sistemas autônomos, tecnologias furtivas e técnicas de fabricação avançadas (como a impressão 3D).

Segundo o analista, o Pentágono pode já utilizar certos elementos da Terceira Estratégia de Proteção, incluindo o F-35 que, segundo ele, pode ser um elemento "do novo tipo de combate aéreo".

Os sistemas antiaéreos e antimísseis modernizados são outros elementos da nova estratégia do Pentágono. Os EUA já estão deslocando tais mísseis para a Europa (Aegis e Standartd 3) e para a Coreia do Sul (THAAD).

Os EUA já tinham testado com sucesso o sistema de tiro versátil (Multi-Mission Launcher) com dispositivos de intercepção de drones, mísseis de cruzeiro e projéteis da artilharia, acrescentou Gouré.

​O Pentágono testou ainda uma arma a laser instalada no veículo blindado Stryker, capaz de abater drones e projéteis do curto alcance. Segundo o analista, os navios norte-americanos podem ser equipados com armas eletromagnéticas a laser nos próximos 10 anos.

Além disso, a Terceira Estratégia da Proteção inclui vários programas de modernização de tanques, veículos blindados, mísseis de grande alcance e armas da artilharia. 
 
Sputnik
DeOlhOnafigueira 
 
Nota do blog:
Nos últimos dias, estamos acompanhando a tensão entre a Coréia do Norte e os EUA. É preocupante a situação, considerando que China e principalmente a Rússia se apresentam ao lado da Coréia do Norte, podendo gerar uma guerra de maior proporção, envolvendo as superpotências mundial. 
 
Apesar de acreditar que todo esse cenário terá um desfecho pacífico - devido os interesses políticos dos participantes -, essa instabilidade e o surgimento da China nesse cenário, nos alerta sobre o que nos reserva o futuro próximo.
 
E por fim, o líder coreano é uma falácia, nao possuindo os recursos que anuncia. Tenho a desconfiança que toda essa postura de ataque é temendo nao acontecer com ele a mesma coisa que ocorreu com Muammar al-Gaddafi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário