sexta-feira, 13 de maio de 2016

Com o objetivo de destruir Israel, Irã planeja controlar a Palestina

O acordo nuclear do Irã, celebrando o seu primeiro aniversário, não parece ter tido um efeito calmante sobre o Oriente Médio. Os iranianos parecem estar aprofundando sua intervenção no conflito israelo-palestiniano em geral e nos assuntos internos palestinos em particular. 
 
Esta intervenção é uma extensão dos esforços contínuos do Irã para expandir sua influência árabe e islâmica no Iraque, Iêmen, Síria e Líbano e alguns países do Golfo. O acordo nuclear entre Teerã e as potências mundiais não pararam os iranianos de prosseguir com o seu plano geral para exportar sua "revolução islâmica". Pelo contrário, o entendimento geral entre árabes e muçulmanos é que na esteira do acordo nuclear, o Irã acelerou os esforços para espalhar a sua influência.

A presença direta e indireta do Irã no Iraque, Síria, Iêmen e Líbano têm recebido alguma atenção internacional, mas suas ações na arena palestina ainda são ignoradas pelo mundo.

Que o Irã fornece ajuda financeira e militar a grupos palestinos como Hamas e islâmicos como a Jihad nunca foi um segredo. Na verdade, ambos os iranianos e os grupos radicais palestinos têm se vangloriado acerca de suas relações.

O Irã financia estes grupos, porque desejo que partilham de eliminar Israel e substituí-lo por um império islâmico. O Hezbollah no Líbano e os Houthis no Iêmen, Hamas e da Jihad Islâmica, desempenham o papel aprovada de facilitadores do Teerã no conflito israelense-palestino.

Mas permanecem como fantoches. Quando o Irã desagrada seus manequins não jogam de acordo com as suas regras. Este é precisamente o que aconteceu com o Hamas e a Jihad Islâmica.

As relações entre o Irã e Hamas naufragou há alguns anos atrás sobre as crises na Síria. Desafiando seus mestres em Teerã, os líderes do Hamas se recusou a declarar apoio ao ditador sírio, apoiado pelo Irã, Bashar Assad. Entre o Irã e o Hamas as coisas têm sido muito ruim desde então.

Primeiro, o governo Assad fechou escritórios do Hamas em Damasco. Segundo, Assad expulsou lideranças do Hamas na Síria. Em terceiro lugar, o Irã suspendeu a ajuda financeira e militar ao Hamas, agravando ainda mais a crise financeira, que o movimento islâmico com sede em Gaza já estava passando.

A Jihad Islâmica conseguiu seguinte. Mullahs iranianos acordaram uma manhã e perceberam que líderes da Jihad Islâmica foram um pouco infiel. Alguns dos líderes da Jihad Islâmica foram capturadosfFlertando com rivais sunitas do Irã na Arábia Saudita e outros países do Golfo. Pior ainda, os iranianos descobriam que a jihad islâmica ainda estava trabalhando estreitamente com os seus antigos aliados na Faixa de Gaza, o Hamas.

O Irã tinha grandes esperanças que a Jihad Islâmica substituísse o Hamas querido de Teerã, e tivesse maior influencia na arena palestina. Mas os líderes da Jihad Islâmica e ativistas trabalharam com seus companheiros do Hamas, em aparente desrespeito ao Irã.

Os mulás não perderam muito tempo. Indignado com a deslealdade aparente da Jihad Islâmica, o Irã lançou o seu próprio grupo terrorista dentro da Faixa de Gaza: O Al-Sabireen. Este grupo, que consistem de várias centenas de militantes do Hamas e da Jihad Islâmica, atualmente descontentes, foi concebido para substituir a Jihad Islâmica Jihad Islâmica que deveria substituir o Hamas na Faixa de Gaza - em conformidade com o regime iraniano.

É difícil conseguir as coisas direito com o Irã. Também p Al-Sabireen não conseguiu agradar aos seus mestres em Teerã. Fontes palestinas na Faixa de Gaza dizem que o Irã tem percebido que o investimento em Al-Sabireen já não está como já esteve. O grupo não faz nada de confiável nos últimos dois anos. Fontes dizem que o Al-Sabireen nem surgiu como um concorrente sério para o Hamas ou a Jihad Islâmica, e não tem conseguido matar israelenses o suficiente.

Assim, o Irã tem corrido de volta ao seu antigo companheiro, a Jihad Islâmica.

Por agora, o Irã não está totalmente preparado para trazer o Hamas para trás sob suas asas. O Hamas, para os iranianos, é um movimento "traiçoeiro", graças aos seus periódicos cessar-fogo temporário com Israel. Os líderes iranianos querem ver o Hamas matar judeus todos os dias, sem pausa. Ironicamente, o Hamas tornou-se demasiado "moderado" para a liderança iraniana por não está fazendo o suficiente para conduzir os judeus para fora da região.

Isso deixa o Irã com a Jihad Islâmica.

Em um movimento surpresa, os iranianos na semana hospedaram o líder da Jihad Islâmica Ramadan Shalah e altos funcionários de sua organização, em uma tentativa de reviver o renovado papel da Jihad Islâmica como o principal fantoche de Teerã na Faixa de Gaza. A Jihad Islâmica disseram autoridades que a visita resultou na retomada da ajuda financeira iranianap para sua organização que se encontra sem dinheiro. Como resultado da cisão entre a Jihad Islâmica e o Irã, os iranianos cortaram quase 90% da sua ajuda financeira para a organização terrorista palestina.

O analista político Hamadeh Fara'neh, vê a aproximação entre o Irã e a Jihad Islâmica como uma resposta ao aquecimento das relações entre o Hamas e a Turquia. Os iranianos estão descontentes com relatórios recentes que sugeriram que a Turquia estava agindo como um mediador entre o Hamas e Israel.

Outros palestinos acreditam que esse objetivo real do Irã é para se juntar a Jihad Islâmica e Al-Sabireen de modo que se tornassem uma alternativa real e realista para o Hamas na Faixa de Gaza.

O que quer que as intenções do Irã possa ser, uma coisa é clara: Os iranianos estão aproveitando o acordo nuclear para avançar com os seus esforços para aumentar a sua influência sobre alguns clubes de países árabes e islâmicos. Também mostra que o Irã continua muito interessado em jogar um papel no conflito israelense-palestino - um que encoraja os grupos radicais que estão empenhados na destruição de Israel e que compartilham os mesmos valores que do grupo terrorista Estado Islâmico.

O recente rompimento da Jihad Islâmica com o Irã é mais uma tentativa dos mullahs de aprofundar sua infiltração na arena palestina, apoiando e armando qualquer grupo que se oponha a Israel. Por agora, parece, que o esquema do Hamas está trabalhando, graças à apatia em grande parte da comunidade internacional, onde muitos acreditam que o Irã tem-se declarado que o acordo nuclear morreu.

Mas mais líderes de grupos terroristas palestinos em breve poderá realizar a "peregrinação" a seus senhores em Teerã. Se continuar assim, os iranianos vão apoiar qualquer grupo terrorista palestino criado que na região. A sua tarefa, afinal de contas, é usar este estado como uma plataforma de lançamento para destruir Israel. E os iranianos estão dispostos a financiar e armar qualquer grupo palestino que está disposto a ajudar a que alcancem este objetivo.

Prophecy News via Últimos Acontecimentos
Traduzido por Últimos Acontecimentos
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário