sexta-feira, 14 de julho de 2017

Mudança climática terá efeitos devastadores na Ásia, diz estudo

Entre outros pontos, o documento adverte que o aumento da temperatura pode ameaçar a existência de alguns países da região
Ásia: o estudo pede que os países asiáticos tomem medidas contra a mudança climática (Axel Schmidt/AFP)
A mudança climática provocará “consequências devastadoras” na região da Ásia e do Pacífico pelo aumento da temperatura em seis graus de média ao final deste século, previu nesta sexta-feira o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).

“Alguns países da região podem experimentar climas muito mais calorosos, com aumento de temperatura de até 8 graus centígrados no Tajiquistão, Afeganistão, Paquistão e na parte noroeste da China”, segundo o relatório “Uma região em risco: as dimensões humanas da mudança climática na Ásia e no Pacífico”.

O documento, redigido pelo Instituto para a Pesquisa do Impacto Climático pertencente ao BAD, advertiu que o aumento da temperatura pode ameaçar a existência de alguns países da região e destruir qualquer esperança de um “desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

O BAD previu que as precipitações aumentarão até 50% na maioria das zonas da Ásia e do Pacífico com tufões mais intensos e ciclones tropicais, enquanto em países mais secos como o Afeganistão e o Paquistão poderiam se reduzir entre 20% e 50%.

Além disso, o aumento de um metro no nível do mar para o ano 2100 situará em risco de inundação 19 das 25 cidades mais expostas a um aumento do nível do mar na região, sete delas na Filipinas”, segundo o relatório da organização com sede em Manila.

O BAD considera que “a crise climática mundial é sem dúvida o maior desafio que a civilização humana enfrenta no século XXI, com a Ásia e o Pacífico no centro de tudo”, segundo a vice-presidenta para o Conhecimento e o Desenvolvimento Sustentável, Bambang Susantono.

O estudo pede que os países asiáticos tomem medidas contra a mudança climática e lhes lembra que “têm o futuro nas suas mãos” para salvar o planeta, já que concentram aproximadamente dois terços da população mundial e a maioria se encontra em plena expansão para o desenvolvimento.

Exame
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário