quinta-feira, 7 de julho de 2016

A base bíblica para a reconciliação de Israel e Turquia e seu futuro profético

http://264689.syscall.ws/static_img/264689/resize-500x250_14-476.jpg

Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal. Ezequiel 39:1

Israel assinou recentemente um polêmico acordo de reconciliação  com a Turquia após seis anos de desarmonia entre ambas as nações. Enquanto o recente acordo pode ser atribuído a uma série de considerações políticas modernas, uma aliança entre Israel e Turquia pode ser claramente entendida por suas raízes bíblicas. Mais importante, ela tem implicações proféticas que ajudarão a trazer o Messias.

O acordo, assinado em junho, vai aliar Turquia na luta de Israel contra inimigos terroristas mútuos, como o Estado Islâmico (ISIS). Além disso, a Turquia vai parar de bloquear os interesses israelenses em organizações internacionais como a OTAN e a ONU.

Israel, por outro lado, vai permitir a Turquia transferir ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, através do porto de Ashdod em Israel. Israel também vai transferir US$ 21 milhões para um fundo turco como pagamento de restituição às famílias dos dez cidadãos turcos mortos em 2009 na flotilha turca a Gaza liderada pelo MV Mava Marmara, decisão esta que tem sido muito difamada na arena política.

Embora a moderna República da Turquia, fundada em 1923, não seja mencionada na Bíblia, a área do Oriente Médio está integralmente ligada às raízes do judaísmo. Monte Ararat na Turquia é o local onde a Bíblia registra que arca de Noé veio repousar.

E a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate. Gênesis 8:4

A Turquia é a fonte do povo judeu. Embora o local de nascimento de Abraão seja um assunto controverso, com vários locais sendo reivindicados como o próprio a cidade turca de Sanliurfa, sendo aceito como a cidade bíblica de Harã, onde Abraão viveu até que seu pai Terá morreu.

E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali. Gênesis 11:31

Depois de deixar Harã e chegar em Israel, a conexão permaneceu forte através das matriarcas, que todos vieram de Harã. Os antepassados ​​tinham uma relação de amor e ódio complicada com seus parentes em Harã. Abraão ordena a seu servo trazer de volta uma noiva de Harã, mas adverte-lhe que sob nenhuma circunstância deve Isaque ir para lá.
O precedente para um pacto com a Turquia foi estabelecido por Jacó e Labão. Jacó fugiu para Padã-Araãm, uma região agora identificada como a fronteira entre Síria e Turquia. Quando ele e Labão se separaram, eles fizeram um pacto assegurando que permaneçam aliados, enquanto, ao mesmo tempo tenham fronteiras firmes entre eles.

Gênesis 31
49. E Mispá, porquanto disse: Atente o Senhor entre mim e ti, quando nós estivermos apartados um do outro.
50. Se afligires as minhas filhas, e se tomares mulheres além das minhas filhas, ninguém está conosco; atenta que Deus é testemunha entre mim e ti.
51. Disse mais Labão a Jacó: Eis aqui este mesmo montão, e eis aqui essa coluna que levantei entre mim e ti.
52. Este montão seja testemunha, e esta coluna seja testemunha, que eu não passarei este montão a ti, e que tu não passarás este montão e esta coluna a mim, para mal.

Esta conexão bíblica entre os dois países continuaram nos profetas. Jafé , filho de Noé, foi o pai de Meseque (Gênesis 10: 2), a nação identificado como ocupante de uma área identificada agora como a Turquia moderna. Meseque é nomeado em Ezequiel como um dos principados de Gogue.

E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal;  Ezequiel 38:3

A Assíria desempenha um grande papel na Bíblia e os assírios ainda vivem na Turquia hoje como uma minoria cristã. A Profecia messiânica de Isaías prediz uma aliança bendita entre Israel, Egito e Assíria.

Naquele dia Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra. Isaías 19:24

Breaking Israel News falou com o Dr. Efrat Aviv, um especialista na Turquia para o Centro Begin-Sadat de Estudos Estratégicos. Quando perguntado se era relevante considerar a base bíblica quando se relaciona com a Turquia na diplomacia moderna, surpreendentemente, ela afirmou que era.

"Na Bíblia, nos dias do rei Davi e Salomão, lemos sobre Israel conquistando áreas que estão agora na Turquia. Quando eu visitei a Turquia, espanta-me que os cidadãos turcos ainda suspeitem que Israel queira retomar este território bíblico ".

Embora a Turquia não possa ser a nação de Gogue que inicia a guerra que inaugura a era messiânica, existem fontes que o identificam como tendo um papel importante nesse processo. Em dezembro, o rabino Moshe Sternbuch , o Vice-Presidente do Tribunal Rabínico, relacionou a chegada do Messias com o conflito entre a Turquia e a Rússia.

"Temos recebido um ensino direto, transmitido de um para o outro, a partir do Gaon de Vilna , (o estudioso da Torá mais importante do século 18) que, quando a Rússia conquistar Istambul, capital da Turquia, é hora de colocar rapidamente em suas roupas de Shabat e esperam o Messias ", disse o rabino.

O Kloisenberger Rebe, um rabino hassídico do século 20, também previu que o papel do conflito entre a Turquia e a Rússia como parte do processo messiânico. Ele escreveu: "Quando se vê o cavalo do russo em Constantinopla, uma cidade na Turquia, você deve saber que o Mashiach (Messias) está prestes a chegar."

Dr. Aviv aceitou a profecia . "Pode muito bem ser base para esta profecia. A situação que temos hoje, onde uma guerra total pode sair a qualquer momento entre a Rússia e a Turquia, ninguém poderia ter previsto isso. Como acadêmico, estou muito interessado na situação que a profecia descreve. Como um judeu religioso, isto reforça a minha crença em profecias".

Breaking Israel News via Últimos Acontecimentos
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário