quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Terremotos: Violentos abalos sacodem cidades do norte do Brasil

Dois poderosos abalos de 7,6 magnitudes foram registrados na noite de ontem em território peruano, próximo à fronteira do Brasil. Os tremores sacudiram prédios em diversos estados e foram registrados pelo sismógrafo do Apolo11 em São Paulo.



Os dois fortes abalos ocorreram quase simultaneamente, o primeiro às 20h45 pelo horário de Brasília, a 169 km de Iberia, no Peru e o segundo as 20h50, a 210 km da cidade brasileira de Tarauacá, no Acre. 

Ambos os tremores ocorreram a cerca de 600 km de profundidade, distanciados apenas 50 km um do outro. O total de energia liberada em cada um dos eventos foi equivalente à detonação de 190 bombas atômicas, ou 3,7 milhões de toneladas de TNT.
 

Embora a profundidade tenha sido bastante elevada, comuns aos eventos naquela região, a intensidade dos abalos foi tão poderosa que foi sentida em diversos estados do Brasil.

De acordo com Walcimar Junior, em postagem publicada no site Painel Global, em Rio Branco, capital do Acre, os órgãos públicos evacuarem diversos prédios acima de três andares. 

Além do Acre, onde o tremor foi sentido mais fortemente devido à proximidade do hipocentro, há relatos de que as ondas também sacudiram prédios em Rondônia e Manaus.

Porque acontece? 
É importante notar que abalos de forte intensidade naquela região fronteiriça são bastante comuns e ocorrem devido à subducção da placa tectônica de Nazca, que mergulha abaixo da placa sul-americana a uma velocidade de 70 milímetros por ano. 

Entre a fossa Chile-Peru, até a costa oeste do Peru, a placa de Nazca é sismicamente ativa até profundidades de cerca de 200 km, se tornando praticamente estável até o leste do Peru a profundidades entre 200 e 500 km.

Entretanto, abaixo da fronteira entre Peru e Brasil, a placa de Nazca se torna novamente ativa entre 500 e 650 km de profundidade e foi justamente ali que ocorreu a ruptura observada em 24 de novembro de 2015, provocando dois fortes abalos de 7.6 magnitudes. 

Estudos geológicos mostram que a parte profunda da placa de Nazca, na qual os terremotos ocorreram, levou cerca de 10 milhões de anos para mergulhar sob a placa da América do Sul.

Profundo e de longo alcance 
Os terremotos que ocorrem a profundidades focais superiores a 300 km são conhecidos como "deep-focus" ou de foco profundo. Normalmente, esses tremores causam muito menos destruição que aqueles que ocorrem próximo à superfície, mas podem ser sentidos a grandes distâncias dos epicentros. 

O maior terremoto de foco profundo já registrado ocorreu em 2013 na placa tectônica do pacífico, a 600 km abaixo do Mar de Okhotsk, no nordeste da Rússia. O evento foi calculado em 8.3 magnitudes e pode ser sentido em toda a Ásia, Moscou e Nova York.

Em 1994, outro tremor de 8.2 magnitudes ocorreu 600 km abaixo da Bolívia e foi tão intenso que fez tremer prédios nos EUA e Canadá. 

Apollo 11
DeOlhOnafigueira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário