quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Estado Islâmico pede que muçulmanos lancem "guerra santa" contra russos e norte-americanos

(Reprodução de vídeo) Combatentes do Estado Islâmico no Iraque, em 2014
O grupo radical Estado Islâmico pediu aos muçulmanos para lançarem uma "guerra santa" contra russos e norte-americanos diante do que chamou de sua "guerra de cruzadas" no Oriente Médio, de acordo com uma mensagem de áudio distribuída por seus apoiadores nesta terça-feira.

"Juventude islâmica em todos os lugares, inflame a jihad contra os russos e os norte-americanos na guerra de cruzadas contra os muçulmanos", disse o porta-voz do Estado Islâmico Abu Mohammad al-Adnani em discurso.

Os Estados Unidos e a Rússia estão realizando ataques aéreos na Síria que, segundo eles, têm como meta atingir o Estado Islâmico.

Washington diz que a campanha de Moscou visa principalmente outros grupos insurgentes, incluindo aqueles que lutam contra o Estado Islâmico, algo que a Rússia nega.

A mensagem de áudio também confirmou a morte de Abu Mutaz Qurashi, que o serviço de monitoramento Site disse ter sido uma referência a uma autoridade sênior do Estado Islâmico morto em um ataque aéreo no Iraque em agosto e a quem citou como Fadhil Ahmad al-Hayali.

A Casa Branca disse na época que um ataque aéreo dos EUA no Iraque matou Hayali, a quem descreveu como o segundo homem no comando do grupo radical, que tomou faixas de território na Síria e no Iraque.

O áudio não fez nenhuma menção específica ao líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi, cuja saúde e paradeiro tornaram-se alvo de especulação nesta semana, quando um comboio do Estado Islâmico no Iraque foi atingido.

Oito autoridades de alto escalão do Estado Islâmico foram mortas em ataque aéreo enquanto se reuniam em uma cidade iraquiana no domingo, mas Baghdadi não pareceu estar entre elas, disseram moradores da cidade e fontes hospitalares.
 
Yahoo NOTÍCIAS 
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário