terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sinais do fim: Pela primeira vez na história, cientistas criam cérebro humano em laboratório

Reprodução
Reprodução

O momento que muitos esperavam — e outros muitos temiam — finalmente chegou. Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, afirmam ter criado um cérebro quase perfeito dentro de laboratório.

O órgão cultivado pelos cientistas tem 99% das células de um cérebro humano adulto. Seu tamanho, porém, é diferente: equivale ao de um feto de cinco semanas. Ele também é desprovido de raciocínio e consciência.

O modelo, apesar do tamanho, será muito funcional para os cientistas. Eles afirmam que a possibilidade de criar um cérebro em cultura de laboratório serve para acelerar o estudo de doenças neurológicas, fazendo com que remédios surjam mais rapidamente.

Os cientistas, porém, não revelam os detalhes do processo de criação do cérebro humano. Acredita-se que eles teriam utilizado células-tronco pluripotentes para chegar ao modelo encontrado, com 99% de semelhança com os naturais.

Caso a confirmação deste processo seja feita, a ciência daria um passo realmente importante para o tratamento de doenças no cérebro. Isso porque o paciente poderia doar células de seu próprio órgão e tratar as enfermidades de maneira completamente personalizada — e, provavelmente, bem mais eficiente. 

Yahoo Notícias Brasil
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário