sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sinais dos tempos: 40 vulcões estão em erupção neste momento. 34 pertencem ao círculo de fogo

http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo/circulo-de-fogo-do-pacifico.jpg
As pessoas estão conseguindo perceber ou teremos que desenhar?! … Segue abaixo breve tradução de trecho do artigo. Nos comentários coloquei algumas estatísticas e gráficos, caso alguns precisem mesmo de “desenhos" científicos mais detalhados.

Você pode não ter notado, mas o nosso planeta está se tornando cada vez mais instável. De acordo com o "Volcano Discovery", 40 vulcões ao redor do globo estão em erupção neste momento, e apenas 6 deles não estão ao longo do Círculo de Fogo. Se isso soa como sendo um número muito alto para você, é porque ele é um número muito alto. Houve um total de 3.542 erupções vulcânicas durante todo o século 20. Quando você divide esse número por 100, isso lhe dá uma média de cerca de 35 erupções vulcânicas por ano. Portanto, o número de vulcões que estão em erupção agora é bem acima da média do século 20 para um ano civil inteiro. E, claro, estamos prestes a assistir a uma enorme quantidade de atividade sísmica também. 
 
O Nepal acabou de ser atingido pelo pior terremoto que tinha visto em 80 anos, e os cientistas estão nos dizendo que o Himalaia realmente diminuiu por uma espantosa quantidade de três pés, como resultado de um terremoto. Quanto mais será que o nosso planeta tem que se agitar antes de as pessoas começarem a prestar atenção?

Claro que as coisas que estamos assistindo nos últimos tempos são parte de uma tendência muito maior a longo prazo. A atividade sísmica parece ter ficado mais forte ao longo das últimas décadas, e agora as coisas realmente parecem estar acelerando. O que se segue é como uma agência de notícias resumiu recentemente sobre o que estamos assistindo:

"Se lhe parece que os terremotos e os vulcões em erupção estão ocorrendo com mais freqüência, isso é porque eles estão mesmo. Observando [os terremotos] a magnitude global de seis (M6) ou superior de 1980 a 1989, houve uma média de 108,5 terremotos por ano, de 2000 a 2009, o planeta teve uma média de 160,9 terremotos por ano: que é um aumento de 38,9% de terremotos M6 ou superior nos últimos anos. Atividades também parecem estar em um crescente entre os super-vulcões do mundo. A Islândia (que é o lar de alguns dos vulcões mais perigosos do planeta), Santorini, na Grécia, Uturuncu na Bolívia, as caldeiras de Yellowstone e Long Valley nos EUA, Laguna del Maule, no Chile, da Itália Campi Flegrei - quase todo os sistemas de super-vulcões do mundo apresentam atividade agora e alguns sinais de crescimento, uma indicação de que a pressão está aumentando nestes sistemas vulcânicos."
 
Por Dionei Vieira em Libertar.in
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário