segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Irã manda um aviso para Israel

Vice-chefe da Guarda Revolucionária diz que Teerã se prepara para 'novas frentes abertas ", em resposta a ação em que general iraniano foi morto

Hossein Salami (photo credit: AP photo)
Hossein Salami (photo credit: AP photo)
 O Irã ameaçou atacar Israel a partir da Cisjordânia, em retaliação a um suposto ataque aéreo israelense na Síria no domingo, que deixou 12 agentes iranianos e do Hezbollah mortos. O ataque aéreo tem sido atribuído a Israel e que Jerusalém não confirmou oficialmente, no entanto fontes governamentais anônimas admitiram.

O vice-chefe do Irã da Guarda Revolucionária tenente-Gen. Hossein Salami prometeu neste fim de semana, que passou a "abrir novas frentes [contra Israel] e mudar o equilíbrio de poder". Em um trecho de uma entrevista com Salami, o número dois da IRGC dissera que o Irã e o Hezbollah trarão uma "represália especial" pela ação, de acordo com a Agência de Notícias Tasnim, acrescentando que a abertura de uma nova frente na Cisjordânia estava sendo planejada.

"A abertura de uma nova frente em toda a Cisjordânia, que é uma grande parte da nossa querida Palestina, está certamente na ordem do dia, e isso é parte de uma nova realidade que vai surgindo", Salami disse no canal de notícias iraniano árabe al-Alam.

Irã e Hezbollah lançaram uma série de ameaças desde ataque no início da semana passada, alertando para uma "resposta de esmagamento", e "raios destrutivos." Entre os mortos estão um dos iranianos generais comandantes e seniores do Hezbollah, Muhammad Issa e Jihad Mughniyeh, filho morto do mentor de terror Imad Mughniyeh.

Há relatos conflitantes sobre se Israel sabia que general iraniano Mohammed Allahdadi estava no comboio.

Na sexta-feira, Canal 10 informou que Israel tinha enviado mensagens de calma para o Irã e Hezbollah via Moscou após a ação, esclarecendo que ele não estava interessado em uma escalada do conflito com o Irã ou o grupo terrorista libanês.

De acordo com o relatório, as autoridades israelenses disseram a Moscou que Israel viu a ação como um ato de auto-defesa, e que o Hezbollah tinha forçado uma ação de Israel através da construção de uma infra-estrutura ofensiva em sua fronteira. Jerusalém ressaltou que não quer que a situação se deteriore em um conflito regional. Os líderes russos transmitiram a mensagem a Beirute e Teerã.

Um relatório no Canal 2 na sexta-feira, disse que ataque ao alvo com os líderes de uma hierarquia de terror substancial novo do Hezbollah que foi criado para tentar seqüestros, ataques com foguetes e outros ataques a alvos civis e militares no norte de Israel.

A nova unidade de terror envolvia Mughniyeh, que estava coordenando com o comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã, Qasem Soleimani, disse o relatório do Channel 2. Não foi informado no relatório que Soleimani, uma figura-chave no apoio ao presidente sírio Bashar Assad e Hezbollah, estava na área no momento.

A hierarquia terrorista incluía departamentos de recrutamento e de inteligência, e foi criado para iniciar as operações de segmentação do Golã do lado sírio contra Israel, incluindo "seqüestros, disparando foguetes e morteiros, e usando armas anti-tanque contra áreas residenciais israelenses".

A unidade foi criada "com o patrocínio do Irã", disse o relatório. Alguns de seus membros de Israel, sublinhou que "uma linha vermelha foi cruzada e que Israel não iria tolerar."

O relatório de TV disse que Israel estava preparado para uma resposta. após a retaliação israelense colocaria em risco o regime de Assad na Síria, Canal 2 da comentarista militar Roni Daniel disse. Ele não afirmou uma fonte para essa afirmação.

Time Of Israel
DeOlhOnafigueira





Nenhum comentário:

Postar um comentário