terça-feira, 23 de dezembro de 2014

REFLEXÃO: A arrogância do religioso e a humildade do pecador

Os que se consideram “justos” olham o pecador de cima pra baixo; eles fazem questão de publicar as suas virtudes, méritos e conquistas; eles são obcecados em afirmar as suas diferenças para com os pecadores a fim de sugerir que eles, por serem “justos”, são os melhores.

Analisem Jesus, vejam que Ele ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da Lei – da boca pra fora. Se havia naquela época uma “capa religiosa” que só de olhar já se media o nível de espiritualidade do fiel, não tenho a menor dúvida de que Jesus não a usou.

Ao ler os Evangelhos, perceba que a autoridade dEle era recheada de legitimidade e adornada pela humildade, aquela mais completa possível ... a do Verbo que se fez gente da gente, simples, comum e que sabia lidar com as intenções do homem. Observe como Ele andou, por onde andou, com quem andou, como tratou gente simples, e como Ele lidou com os “doutores da lei".

Amigo leitor, você há de concordar comigo: Jesus não usou sua autoridade pra “colocar Anel no dedo”, um “paletó intimidador”, nem ao menos se apressou em procurar uma expressão de tratamento especial antes do seu próprio nome, tipo: Apóstolo, Bispo, Evangelista ou Pastor (não que isso seja errado, a saber, que há uma funcionalidade para a igreja sim!).

Aonde quero chegar é que o verdadeiro discípulo de Jesus não se considera um “justo” e sim justificado (pela fé que é dádiva de Deus), ele olha para o seu semelhante olho no olho, nem por cima, nem por baixo. Ele na verdade sabe que tornou a ser o que hoje é, por pura Graça de Deus.

Por que fui tão sucinto e direto nessa questão? Simples, porque a grande parte dos cristãos (das mais variadas vertentes religiosas) infelizmente, por estarem sendo mal nutridos teologicamente, parece desconhecer absolutamente a doutrina da Depravação total e da Redenção em Cristo por pura Graça. Eles se acham justos aos olhos de Deus e o pior, acham que sustentam a  salvação através de suas obras e conduta - estas não são elementos de conquistas espirituais, e sim consequências naturais do justificado .

Por isso amiguinho, não queira ser "o diferente", queira ser relevante! O mundo já tá cheio de diferença. 

DICA #1: Esqueça a capa religiosa, desça do salto e faça como o Cristo que saiu do seu lugar de glória!

DICA #2: Pare de construir o seu telhado de justiça... porque um dia a casa cai.

DICA #3 Anseie que os homens vejam Cristo em você, e não um "justo"religioso, vaidoso e legalista.

Por fim, há dois tipos de pecadores: os "pecadores que sabem que são pecadores", e "pecadores que pensam que são justos".

Eu sou o primeiro, e você?

Sola Gratia. 
 
Por Antognoni Misael
 
Pulpito Cristão
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário