sexta-feira, 17 de outubro de 2014

De olho no céu: Chuva de meteoros nas noites de 21 e 22 de outubro

meteoroscaindo
Em 2014, a chuva de meteoros Orionids deverá atingir o pico entre 20 e 21 de outubro – durante a quase fase da Lua nova, o que irá tornar mais fácil para se ver o chuveiro para os observadores de ambos os hemisférios Norte e Sul.

A chuva de meteoros Orionids é uma das duas chuvas de meteoros associados com o Cometa Halley. 


Ele é chamado Orionids porque os meteoros parecem surgir ou irradiar desde a Constelação de Órion,o Caçador.
 
Os meteoros Orionids tendem a ser ativos todos os anos no mês de outubro, geralmente com um pico de queda em torno de 20 de outubro. No seu auge, as pessoas podem ver cerca de 20 meteoros por hora.

A chuva de meteoros Eta Aquarids de maio é a segunda chuva de meteoros criada pelos destroços deixados pelo cometa Halley. um cometa que leva cerca de 76 anos para fazer uma revolução completa em torno do Sol. Da próxima vez, ele será visivel da Terra em 2061. Os meteoros Draconids também ocorrem em outubro. Eles geralmente tem seu pico em torno de 07 e 08 de outubro. 
 
orion-constelação
A Constelação de Órion
Onde posso ver os meteoros Orionids
Os Orionids podem ser vistos pelos espectadores de ambos os hemisférios, sul e norte. Embora não seja necessário olhar em uma direção particular para desfrutar de uma chuva de meteoros – simplesmente deitar no chão e olhar para o céu diretamente acima de você e então será obrigado a ver alguns meteoros riscando o céu- os astrônomos sugerem que os observadores do Hemisfério Norte olhem para o céu do sudeste, enquanto que os do hemisfério sul devem olhar para o céu ao seu nordeste.

orionids_meteor-shower-mapa

Quando visualizar as Orionids
O melhor momento para se ver a queda de meteoros Orionids é um pouco antes de anoitecer e logo após a meia-noite.

A Localização no céu
A chuva de meteoros Orionid é visível em meados de outubro. A melhor data é em torno de 20 e 21 de outubro de 2014. A tabela abaixo é para essas data:
 
Chuva de meteoros Orionid para Brasília (noite entre 20 de Out e 21 de Out)
Tempo Azimute /
Direção
Altitude
Ter 00:00 74 °Leste-nordeste 1,7 °
Ter 01:00 69 °Leste-nordeste 15,2 °
Ter 02:00 63 °Leste-nordeste 28,4 °
Ter 03:00 53 °Nordeste 40,7 °
Ter 04:00 39 °Nordeste 51,2 °
Ter 05:00 16 °Norte-Nordeste 58,0 °
Ter 06:00 349 °Norte-noroeste 58,6 °
 

cometa-halley
Escombros e detritos do Cometa Halley (foto acima) faz com que ocorra a Chuva de meteoros anual chamada de Orionids. NASA / ESA / Max-Planck-Institute for Research Sistema Solar
Nota: Os tempos são para a data de 20 de Outubro de 2014. Definir a sua localização

Como visualizar os Orionids
Aqui estão algumas dicas sobre como maximizar o seu tempo ao procurar olhar para a queda dos meteoros Orionids:
  • Saia da cidade para um lugar onde as luzes artificiais dos grandes aglomerados urbanos não impeçam a sua visualização;
  • Se você está ao ar livre vendo o chuveiro durante o seu pico, você não precisa de nenhum equipamento especial. Você deve ser capaz de ver a chuva com seus próprios olhos sem auxilio de de nhum telescópio.
Nighted Vail
  • Leve um cobertor ou uma cadeira reclinável confortável com você – para se observar a queda de meteoros, assim como qualquer outro tipo de estrela que voce quer ver é um jogo de espera epaciência, e você precisa estar confortável. Além disso, você pode não querer ir embora cedo até que você tenha desfrutado do espetáculo majestoso de fogos de artifício celestes.
  • Verifique o tempo e o horário do nascer e o pôr da lua para a sua localização antes de sair, e planeje a sua visualização em torno deste momento.
Já na noite de 12 de outubro, o centro All-Sky Meteor Network da NASA detectou um pedaço do cometa Halley se desintegrando na atmosfera ao longo dos céus do estado do Novo México. A bola de fogo foi brilhante o suficiente para ser vista mesmo através da luz de uma lua crescente brilhante:

meteoro-orionid-121014

Múltiplas câmeras seguiram a queda do meteoro, o que permitiu o cálculo de sua trajetória: Ele bateu a atmosfera da Terra viajando à velocidade de 68 km / s (152,000 mph) e  se desintegrou totalmente a 67,9 km acima da superfície da Terra.

Esta bola de fogo é um sinal de que a Chuva de meteoros Orionid está prestes a começar. Todos os anos em meados e final de outubro, a Terra passa através de um fluxo de detritos do cometa Halley, o pai dos meteoros Orionids. 

Durante muitas noites seguidas, os observadores do céu antes do amanhecer podem ver meteoros riscando os céus vindos da direção da constelação de Orion, perto do “ombro” do caçador. Em 2014, os meteorologistas esperam que os Orionids em seu pico em outubro 21-22, caiam à taxa de 20-25 meteoros por hora.

Tradução,edição e imagens:  Thoth3126@gmail.com

Thoth3126
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário