sexta-feira, 11 de abril de 2014

Milhões de mosquitos geneticamente modificados foram soltos no Brasil, na esperança de suprimir um surto de dengue

Imagem: Wikipédia
No ano passado, o Brasil informou 1,4 milhões de casos de dengue. A doença é transmitida por mosquitos Aedes aegypti, que é curiosamente a mesma espécie de mosquito que acabou de ser geneticamente modificados e criados soltos aos milhões. 

A equipe de pesquisadores, que é responsável por este acredita que seus mosquitos geneticamente modificados vai diluir a indígena população Aedes aegypti e sufocar o surto atual de dengue.

Aldo Malavasi, presidente da Moscamed, a empresa brasileira que está levantando e testando os mosquitos GM disse que, "Temos que fornecer alternativas, porque o sistema que temos hoje no Brasil não funciona. Nós temos milhares e milhares de casos de dengue e que custa muito para o país. As pessoas são incapazes de trabalhar. "

No entanto, muitos estão se perguntando se essa experiência ao vivo poderia dar terrivelmente errado.

Helen Wallace, diretor do grupo ambientalista britânica GeneWatch e muitos outros estão preocupados com as possíveis consequências não intencionais de definir se esses mosquitos geneticamente modificados solto na natureza. Há muitos perigos em potencial para ambos os seres humanos e ao meio ambiente local. Não se sabe o que o lançamento de uma espécie como essa vai fazer para a cadeia alimentar. Além disso, os efeitos colaterais adversos que podem ser causadas por uma picada de um inseto geneticamente modificados não foram minuciosamente estudados.

Alguns especialistas questionam se essa abordagem vai mesmo atingir o seu objetivo declarado de reduzir a população de Aedes aegypti. De acordo com Phil Lounibos, especialista em ecologia de insetos e comportamento da Universidade da Flórida, a doença continuará a se espalhar através de seres humanos, mesmo após a população de Aedes aegypti ser diluída em uma área específica.

"A maioria da dengue é espalhada por pessoas e não por mosquitos. Mesmo em locais com bom controle do mosquito, eles não podem controlar a dengue, pois muitas pessoas infectadas estão andando ao redor e apenas alguns mosquitos manterá a dengue endêmica ", disse Lounibos.

Embora a doença não é transmitida através do contato humano para humano, Lounibos diz que apenas uma pequena quantidade de mosquitos pode espalhar a doença, especialmente em áreas onde as pessoas são mais móveis. Lounibos também mencionou a possibilidade de esta experiência interromper a cadeia alimentar.

Intellihub
DeOlhOnafigueira

Veja também:
“Superprofeta” visita o Brasil e alerta para invasão de insetos no país 

Nenhum comentário:

Postar um comentário