quinta-feira, 27 de março de 2014

Reunião de líderes árabes não reconhece Israel como "Estado judeu"

Os chefes de Estado árabes se negaram nesta quarta-feira, ao fim de uma reunião de cúpula no Kuwait, a reconhecer Israel como "Estado judeu", condição apresentada pelo governo israelense para um acordo de paz com os palestinos.

"Proclamamos nossa rejeição total e categórica ao reconhecimento de Israel como um Estado judeu", afirma o comunicado final da reunião da Liga Árabe, que atribui a Israel o atual bloqueio do processo de paz.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu insiste em que os países árabes e os palestinos reconheçam Israel como Estado judeu.

Netanyahu transformou a reivindicação em um elemento vital para um acordo de paz. Ele afirma que a "raiz do conflito" entre israelenses e palestinos é a rejeição árabe a um Estado judeu e não a ocupação dos territórios palestinos desde 1967.

Os dirigentes palestinos se recusam a aceitar o reconhecimento porque consideram que seria negar o "direito ao retorno" dos palestinos que partiram para o exílio em 1948, quando foi criado o Estado de Israel.

Os palestinos destacam que reconhecem Israel desde 1993.

Além disso, ressaltam que Israel nunca exigiu do Egito e da Jordânia - os dois países árabes com os quais assinou tratados de paz - o reconhecimento como Estado judeu.
 
AFP
DeOlhonafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário