quinta-feira, 27 de março de 2014

Obama afirma que UE e EUA estão juntos para isolar Rússia

http://estaticos.efe.com/efecom/recursos/imagen.aspx?lVW2oAh2vjPFAp3L97APnn5ZzwKHnxV3zuWDXLewuP44eOFkleNCK4mDQg4FI3MWTEq%2b%2b%2bOtzeChPYcqASuJcQ%3d%3dO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira em Bruxelas (Bélgica) que a União Europeia (UE) e os EUA "estão juntos" em sua determinação de isolar a Rússia devido ao seu comportamento em relação à Ucrânia.

"A UE e os Estados Unidos estamos unidos para isolar a Rússia e impor um preço a pagar por suas ações. A Rússia tem que entender que existe um preço a pagar por seu comportamento na Ucrânia", afirmou Obama na coletiva de imprensa concedida após o término da cúpula entre a UE e os EUA.

O presidente afirmou ainda que se a situação permanecer igual, "as sanções serão crescentes". Para Obama, "as ações da Rússia não dizem respeito somente a um país, mas a Europa e todo o mundo".

"Os vinte e oito estão unidos na UE, os vinte e oito países da Otan também estão unidos. A Rússia está só", disse Obama, para quem o progressivo isolamento de Moscou se reflete também nas sanções que outros países impuseram.

A reunião "do G7 de junho será realizada em Bruxelas sem a Rússia", afirmou em referência à decisão tomada na segunda-feira em Haia durante reunião extraordinária para suspender Moscou do formato de oito nações do grupo.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que a União Europeia e os Estados Unidos têm uma "posição firme e coordenada e sem equívocos em relação à Ucrânia".

Segundo ele, as sanções impostas a Moscou "não são medidas de represália, mas um instrumento diplomático para a negociação".

"A anexação da Crimeia é uma vergonha no século 21, e é algo que não vamos reconhecer", afirmou.

"Não é possível que uma grande potência anexe uma parte de um país independente reconhecido pela ONU", afirmou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
 
EFE
DeOlhOnafigueira
 
Veja também:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário