segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Coreia do Norte ameaça com “um desastre nuclear” em 2014

Kim Jong-un durante o discurso de Ano-Novo Foto: AP
Kim Jong-un durante o discurso de Ano-Novo -  Foto: AP
O número um norte-coreano, Kim Jong-un, ameaçou na quarta-feira com “um desastre nuclear” na península coreana se há uma nova guerra, e advertiu a Estados Unidos que em caso de conflito não sairá ileso.

“Se começar de novo uma guerra nesta terra, trará consigo um desastre nuclear em massa, e Estados Unidos nunca estará seguro”, declarou o jovem líder em uma mensagem difundida pela televisão nacional, com a mensagem de entrada do novo ano.

“Estamos diante de uma situação perigosa, na que um pequeno incidente militar acidental pode levar a uma guerra total”, advertiu.


Segundo analistas e responsáveis militares sul-coreanos, o regime poderia realizar provocações militares no início deste ano para reforçar o poder do seu líder.

O líder do regime comunista comentou também a execução de seu tio e mentor Jang Song-Thaek, outrora um dos responsáveis mais influentes do regime. “No ano passado nosso partido tomou com resoluções medidas para limpar (…) o lixo que tinha em seu seio”, disse Kim Jong-un.

Esta purga “tem contribuído em grande parte para consolidar a unidade do partido e a revolução“, acrescentou.

É a primeira vez que o número um do regime norte-coreano critica em público a seu tio, preso e executado em dezembro por traição e corrupção.

A surpreendente execução deste alto dirigente, o fato político mais notável no país desde a chegada ao poder de Kim Jong-un em dezembro de 2011, marcou ao que parece o início de uma purga no círculo deste homem caído em desgraça.
 
 
Bulhufas
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário