segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Premiê de Israel diz que 'opção militar é necessária' contra o Irã

Benjamin Netanyahu falou sobre o país vizinho em videoconferência.
Ele defende 'sanções fortes' para que 'diplomacia tenha êxito'.
 
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, lidera a reunião semanal de gabinete em seu escritório em Jerusalém, neste domingo (Foto: Uriel Sinai/AFP)
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, lidera a reunião semanal de gabinete em seu escritório em Jerusalém, neste domingo
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (8) que "é necessário" manter a "opção militar" para que as negociações internacionais sobre o programa nuclear iraniano tenham êxito.

"Assim como o presidente Obama, preferimos seguir a via diplomática para acabar com o programa militar nuclear iraniano. Mas, para que a diplomacia tenha êxito, é necessário que seja acompanhada de sanções fortes e de uma ameaça militar crível", disse o premiê de Israelem uma videoconferência divulgada no Brookins Institute de Washington, nos Estados Unidos.

Benjamin Netanyahu fez do programa nuclear iraniano a sua prioridade, pois o considera uma ameaça à existência de Israel.

O primeiro-ministro israelense ameaçou em várias ocasiões atacar as instalações nucleares de Teerã e insiste que os Estados Unidos devem adotar uma postura mais firme em relação ao Irã na questão nuclear.

O acordo fechado no dia 24 de novembro, em Genebra, entre Irã, Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha limita durante seis meses as atividades nucleares de Teerã, em troca de uma flexibilização das sanções ocidentais que asfixiam a economia iraniana.
 
O Globo
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário