sábado, 7 de setembro de 2013

Por que criastes o universo unicamente para mim?

 

"Não temas, ó bichinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel." (Isaías 41.14)

Eu nunca cheguei a pregar esta mensagem, mas confesso que os assuntos referentes à criação, as descobertas, e os porquês ocultos em Deus sempre me fascinaram.

Por isso escreverei este artigo de forma mais despojada, com minha alma e meu espírito derramados sobre minhas próprias expressões.

Não quero partir de um ponto de vista teológico ou discorrer na cosmologia, arqueologia, apologética ou lançar mão de qualquer outra ciência que amo e constantemente estudo, embora isso seja quase impossível quando tratamos de um tema como este.

Sim caro leitor! Isto é mais claramente um falar de Deus ao meu coração! Uma centelha do conhecimento profundo de alguém que sente um desejo quase sufocante de encontrar o criador face a face e deseja compreende-lo.

Por que Deus criou o Universo? O que somos nós mediante a esta tão grande obra?

Certamente os ateus e céticos rangeriam os dentes a estas palavras, e eu também não os culparia. São apenas pequenas crianças insatisfeitas procurando por respostas assim como todos nós. Estes, porém resolveram optar pela solução mais fácil. Não existe Deus! Tudo veio do acaso e ao acaso voltará! O nada é a resposta empírica para tudo!

Mas a verdade é que nenhuma alegação religiosa ou cientifica nos traria respostas sobre o que realmente há lá fora. Lá onde não podemos ir! Além das estrelas que vemos.

O tamanho do Universo

O Universo é infinito!

Ainda que muitas mentes brilhantes e estudos notáveis tenham ousado datar a idade do Universo, o tamanho dele e a quantidade de corpos celestes existentes.

O que podemos concluir é que ele é infinito!

Supõe-se que o numero de corpos celestes que o compõem são infinitos. O que vemos do Universo, seu numero de estrelas que ficam na parte visível do cosmos as quais conseguem emanar a sua luz até nós são aproximadamente 100 bilhões de galáxias possivelmente contendo cada uma destas galáxias centenas de bilhões de estrelas.

Se fossemos definir um numero para retratar tudo isso seria algo em torno de dez sextilhões de astros! (Para ter uma idéia do que significa um sextilhão, acrescente uma fileira de 21 zeros ao algarismo um.)


Comparada a esse número, a quantidade de estrelas que vemos pelas janelas de nossas casas representa quase nada: apenas 5 000 são visíveis da Terra a olho nu.

Mas o fato é que do ponto de vista religioso muitos se perguntam por que existe um Universo tão grandioso e assombroso como o que nos contem tão insignificantemente?

Por que Deus criaria algo tão tremendo e faria neste planeta tão pequeno nascer o espetáculo da vida?

O homem possui em seu interior a idéia de que ele é o centro de tudo até mesmo do Universo. Mas há verdade é que somos somente uma partícula da impressionante criação de Deus. No entanto devemos lembrar sempre que esta partícula que somos é uma das mais preciosas, já que é o reflexo do seu próprio criador, a sua assinatura pessoal no que se refere a intelecto e sentidos.

Uma das mais grandiosas revelações que recebi sobre o Universo e a existência de Deus veio da mente de um adolescente de 13 anos. Esta revelação na verdade me levou a escrever este artigo.

Numa tarde quando conversávamos sobre descobertas este menino levantou-se e me perguntou por que as pessoas não criam em Deus já que o Universo era a prova mais clara de sua existência.

Perguntei-lhe em que ele baseava sua teoria de que Deus era comprovado pela grandeza do Universo.

Ele me respondeu:
Ora quando eu imagino um Universo infinito eu me pergunto como algo pode não ter fim! Até mesmo se eu pudesse viajar em uma espaçonave durante milhares de anos e se viajasse na velocidade da luz ou superior eu nunca chegaria ao fim do Universo! Logo algo assim não possui nenhuma lógica, se não que existe um Deus infinito que o criou.
Embora este pareça um argumento simples e muitos possam tecer inúmeras explicações cientificas e acadêmicas para defenderem que isto não comprova que existe um Deus criador. Todavia não muda o fato de que um Universo infinito foge completamente da lógica humana.

A mente humana não consegue conceber que algo não tem fim e possivelmente começo já que as supostas teorias nunca poderão ser observadas originalmente.

A nossa mente não consegue explicar algo que não tem fim da mesma forma que não pode conceber que haja um mundo espiritual e um Ser espiritual que criou um plano físico finito.

O Universo é um enigma que a ciência nunca desvendará. Somente olhando do ponto de vista de seu criador poderemos entender sua totalidade, ele é grande e nós pequenos de mais!
 
 O Universo é tão espiritual como andar sobre as águas

Quando debatemos religião com ateus e céticos somos cobrados principalmente no que diz respeito às obras sobrenaturais de Deus. Somos chamados de loucos fanáticos e muitos outros rótulos.

Isto ocorre por que algumas pessoas simplesmente rejeitam e acham ilógica a existência de milagres ou qualquer outra manifestação sobrenatural.

Alguns afirmam:
Provem que existe um ser espiritual que criou tudo! Provem que Jesus existiu e andou sobre as águas! Convençam-nos que é possível ressuscitar um morto! Estas coisas de religião são absurdos!
Certamente falta-nos tempo para discorrer sobre inúmeras outras indagações e zombarias feitas por estas pessoas não esclarecidas.

Particularmente não vejo mais dificuldade em explicar um Deus que muitos sentem e ouvem e são transformados, curados e salvos, do que vejo dificuldade de explicar um Universo infinito, ou mesmo uma bola de gás em constante explosão que alimenta a vida em todo o nosso planeta.

O nosso sol é um milagre inexplicável! Desde que nascemos ele está brilhando, explodindo, emanando sua radiação. Este milagre é bem maior do que andar sobre as águas ou ressuscitar mortos! No entanto o homem acredita tolamente em sua mediocridade que existe uma perfeita explicação e motivos lógicos para isso e não para Deus e seus feitos.

A verdade é que uma simples observação em tudo ao nosso redor prova a existência de Deus e o Universo em si é uma das maiores provas!

Não existe diferença entre mundo espiritual e físico! Tudo é sobrenatural. O simples fato do despertar da vida a cada manhã é algo profundamente perturbador para a lógica humana.

Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.(Hebreus 11:3)

A vida em nosso planeta é sustentada por uma coletânea de fatores onde uma pequena alteração em qualquer um deles tornaria nosso planeta completamente estéril e inabitado.

Por que Deus criou um Universo tão grande e inexplicável?

Em nossa angustiante busca por respostas, costumamos nos perguntar por que Deus criou um Universo tão grande?

Mas as indagações sobre esta tão maravilhosa obra de Deus não param somente neste ponto. É comum vermos ministros do evangelho abordando questões sobre vida extraterrestre. Alguns se perguntam o porquê somente neste pequeno planeta existe o que chamamos de vida? Por que Deus criou inúmeros e incríveis outros planetas completamente desertos e desprovidos de seres vivos?

Outros até cogitam que provavelmente existem seres vivos espalhados pelo Universo já que não faria sentido que todo o resto estivesse vazio. A própria ciência afirma que dos mundos existentes na imensidão do cosmos uma terça parte deles estariam devidamente maduros para conterem vida e que provavelmente contem.

Nestas questões poderíamos discutir em centenas de teses e teorias por vários anos e não encontraríamos praticamente nenhuma resposta.

Isto porque somos pequenos de mais para compreender. Comparados com a metade do Universo somos menores do que átomos.

O que posso aprender com o Universo do ponto de vista em que estou é que absolutamente tudo que Deus cria possui a sua natureza e é igualmente grandioso.

Toda a criação é incrivelmente perfeita e assustadora. As plantas, os animais o próprio homem tudo expressa o tamanho e complexidade de Deus.

Se pegássemos as informações contidas em apenas uma célula estas seriam capazes de preencher volumes de literatura que se empilhados chegariam até a lua.

Apenas a mente humana possui informações suficientes para superar em muito todos os conteúdos literários contidos em todas as bibliotecas do mundo.

Como alguém mencionou uma vez: “O cérebro humano é algo muito grande em um local incrivelmente pequeno!”
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de sua mão” (Salmos 19: 1)
De forma que o que Deus pretende nos dizer quando olhamos para o Universo e toda a sua criação é que Ele é grande e nós somos pequenos!

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
"Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Salmos 8:3-4)
Hoje posso amar tudo o que Deus criou inclusive o Universo. Não me preocupando tanto com explicações ou razões, já que se Deus pudesse ser explicado não se trataria de Deus. Se Ele não fosse misterioso não seria tão fascinante.

Se pudéssemos senti-lo mais do que o sentimos não estaríamos mais vivos e se os homens não fossem tão cegos olhando apenas para si mesmos e seus discursos vazios e deixassem de adorar a sua própria soberba e suposta inteligência, quem sabe entenderiam os sinais e obras deixadas desde o inicio e que nos apontam o caminho para o verdadeiro conhecimento que está sempre à frente de nossos olhos!

Existe um Deus! Existe um criador e um dia o veremos claramente como por Ele somos vistos!
“Ame toda a criação de Deus, ela inteira e cada grão de areia nela. Ame cada folha, cada raio de luz de Deus. Se amar tudo perceberá o mistério divino nas coisas” Dostoievski

Pesquisador Cristão
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário