quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Palestinos pedem que John Kerry ajude a frear "ações provocativas" de Israel

Imagem: Voz da Rússia
O chefe negociador palestino para a paz, Saeb Erekat, pediu nesta quarta-feira ao secretário de Estado americano, John Kerry, fazer todo o esforço possível para evitar que Israel prejudique a conversas entre as partes.
 
Em carta urgente, em nome do presidente palestino, Mahmoud Abbas, Erekat pediu a intervenção de Kerry após a divulgação, na terça-feira, da emissão por parte de Israel de novas ordens de despejo que afetam 28 famílias palestinas da Cidade Antiga de Jerusalém.

Além disso, o negociador palestino condenou a entrada "sistemática" de colonos israelenses na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, ação que, segundo ele, teve o apoio das autoridades israelenses.

"Estas ações sistemáticas e provocativas ameaçam o estabelecimento de qualquer perspectiva de paz negociada entre Israel e Palestina. São particularmente destrutivas no momento em que as partes estão comprometidas em processo de negociação para chegar a um acordo sobre o status permanente", advertiu Erekat na mensagem.

"Solicito que (Kerry) tome imediatamente todas as medidas a seu alcance para pressionar Israel a cessar permanentemente o despejo de palestinos de suas casas e desistir de outros atos destrutivos, incluindo as escavações na Cidade Antiga", acrescentou.

Além disso, o negociador exigiu que Israel não continue com os atos que chamou de provocativos na Esplanada das Mesquitas, que poderiam "incendiar" a situação e "prejudicar a atual oportunidade de avançar rumo à paz".

A Esplanada das Mesquitas - Haram al-Sherif para os muçulmanos ou Monte do Templo para os judeus - foi palco de crescentes enfrentamentos entre judeus e palestinos nos últimos meses. 
 
Terra
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário