segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Obama promete firmeza; Netanyahu pede desmantelamento de programa nuclear do Irã

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que acompanhará com atenção as próximas negociações com o Irã sobre seu programa nuclear.

Obama, que recebeu na Casa Branca o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também advertiu que a opção militar continua sobre a mesa para fazer com que o Irã respeite suas obrigações.

"Devemos testar a diplomacia, devemos comprovar se são sérios em sua vontade de agir de acordo com as normas e leis internacionais", disse o presidente americano se referindo às autoridades de Teerã.

"Vamos a essas negociações muito atentos" e "manteremos todas as nossas opções sobre a mesa, incluindo as militares".
Mas Netanyahu insistiu que o Irã deve desmantelar seu programa nuclear militar e pediu a manutenção ou até o reforço das sanções contra a República Islâmica.

"Definitivamente, é necessário que o Irã desmantele completamente seu programa nuclear militar", afirmou.

"É preciso manter esta pressão", disse. "Se o Irã continuar avançando com seu programa nuclear durante as negociações, as sanções devem ser reforçadas", acrescentou o líder israelense.

Netanyahu fez essas declarações junto ao lado do presidente Obama, que o recebia na Casa Branca, três dias depois de uma histórica conversa por telefone entre o mandatário americano e seu colega iraniano, Hassan Rohani.

Considerado pelos especialistas como a única potência nuclear do Oriente Médio, Israel é membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), mas não assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e nunca reconheceu formalmente possuir uma bomba atômica.
 
 
AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário