quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Israel comemora Ano Novo judaico em meio à instabilidade

Judeus em Jerusalém, durante ano novo judaico
Israel comemora a partir desta quarta-feira o ano novo judaico em meio à instabilidade regional e com o olhar na Síria, pois a possibilidade de um ataque dos Estados Unidos e uma consequente represália de Damasco mantém em alerta o sistema de defesa israelense.

A festividade, conhecida em hebraico como "Rosh Hashana", começa ao anoitecer, quando o povo judeu iniciará o ano de 5774, que mais uma vez coincide com uma situação de incerteza e calma contida, que geralmente costumam preceder os tambores da guerra.

A jornada festiva, na qual os judeus costumam degustar doces em grandes encontros familiares, termina na sexta-feira ao pôr do sol.

O adiamento de um eventual ataque americano em função da intenção do presidente americano, Barack Obama, de comparecer ao Congresso para obter apoio para uma intervenção militar limitada, parece ter relaxado nos últimos dias os ânimos entre a população israelense, pelo menos até que transcorra a festa de dois dias.

"Eu pessoalmente não sinto nenhuma ameaça. Me sinto seguro porque tudo o que está ocorrendo ao nosso ao redor não é assunto nosso", disse à Agência Efe Roland Kaidar, um terapeuta de 51 anos que emigrou da França para Jerusalém há duas décadas.

"Se existe alguma tensão é a que este tipo de festa provoca em muitas pessoas: quem convidar, que presentes comprar, o que preparar para jantar. Mas não a situação política", disse Kaidar.

Sensação que contrasta com a da semana passada, quando milhares de pessoas foram para centros de distribuição de máscaras antigás com medo do início de uma guerra.

Também existem os que estão acostumados a conviver com este tipo de situação desde a criação do Estado de Israel, em 1948, e que consideram o atual momento "como qualquer outro".

"Nós festejamos a festa como sempre. A vida continua. Os Estados Unidos devem atacar esse assassino que segue massacrando seu próprio povo e a guerra não chegará a nós porque temos um exército forte que nos defenderá. Não temos medo", afirmou Rachel Lev, uma aposentada que já viveu outros episódios similares em Jerusalém.
 
Exame
DeOlhOnafigueira

Um comentário:

  1. (MT.24.12) O AMOR ESFRIARÁ EM QUASE TODOS:
    IAP.2.8) ESTAS COUSAS DIZ O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, QUE ESTEVE MORTO E TORNOU A VIVER:
    (JB.13.34) - NOVO MANDAMENTO VOS DOU:QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI:(1CO.13.1) AINDA QIE EU FALE AS LÍNGUAS DOS HOMENS E DOS ANJOS, SE NÃO TIVER AMOR, SEREI COMO O BRONZE QUE SOA OU COMO O CIMBALO QUE RETINE:: (1CO.13.4) O AMOR É PACIENTE, É BENIGNO, O AMOR NÃO ARDE EM CIUMES, NÃO SE UFANA, NÃO SE ENSOBERBECE: (11JB.4.20) SE ALGUÉM DISSER:AMO A DEUS, E ODIAR A SEU IRMÃO, É MENTIROSO; POIS AQUELE QUE NÃO AMA A SEU IRMÃO À QUEM VÊ , NÃO PODE AMAR À DEUS A QUEM NÃO VÊ: (11JB.3.10) NISTO SÃO MANIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO: (LC.8.25) ONDE ESTÁ A VOSSA FÉ? (HB.11.1) ORA. A FÉ É A CERTEZA DAS COUSAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DE FATOS QUE NÃO SE VÊEM: (IS.1.19) – SE QUISERDES E ME OUVIRDES, COMEREIS O MELHOR DESTA TERRA: (GL.5.15) – SE VÓS, PORÉM, VOS MORDEIS E DEVORAIS UNS AOS OUTROS, VEDE QUE NÃO SEJAIS M MUTUAMENTE DESTRUIDOS; (JR.44.23) COMO HOJE SE VÊ:
    Na verdade, a violência que ceifa vidas inocentes na SIRIA, á exemplo do resto do mundo; decorre da indiferença humana para a Santa Advertência resumida no conteúdo da seguinte parábola bíblica
    (Am.) - AMÓS: AMEAÇAS CONTRA DIVERSAS NAÇÕES. (São 31 letras e 4 sinais evidenciando que):MÁS AÇÕES NO SER: A TRAÇA COME NAS VIDAS.
    (MC.21.33) – Atentai noutra parábola:
    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS.(São 26 letras e 3 sinais que confirmam isto): CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.
    (PV.25.2) – A GLÓRIA DE DEUS É ENCOBRIR AS COUSAS, MAS A GLÒRIA DOS REIS É ESQUADRINHA-LAS: (RM.10.19) – PORVENTURA NÃO TERÁ ISSO CHEGADO AO CONHECIMENTO DE ISRAEL? (SL.73.1) – COM EFEITO, DEUS È BOM PARA COM ISRAEL, , PARA COM OS DE CORAÇÃO LIMPO; (EC.3.25) - PORQUE MUITAS COUSAS EM GRANDE NÚMERO TEM SIDO PATENTEADAS QUE EXCEDEM O ENTENDIMENTO DOS HOMENS: (GN.15.6) – ELE CREU NO SENHOR, E ISSO LHE FOI IMPUTADO PARA JUSTIÇA: (EF.2.1) – ELE VOS DEU VIDA, ESTANDO VÓS MORTOS NOS VOSSOS DELITOS E PECADOS:(JB.15.13)) –NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE ESTE; DE DAR ALGUÉM A PRÓPRIA VIDA EM FAVOR DOS SEUS AMIGOS:(TG.3.18) – ORA, É EM PAZ QUE SE SEMEIA O FRUTO DA JUSTIÇA, PARA OS QUE PROMOVEM A PAZ....


    ResponderExcluir