segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EXPECTATIVA ALARMANTE: Cometa ISON se aproxima. O que nos espera?


Conforme já dissemos aqui, o Cometa ISON no dia 26 de dezembro de 2013 passará próximo a Terra, criando expectativas de ser o cometa do Século. Os estudiosos do céu, estarão atentos ao dia 1º de outubro, quando o cometa ISON passará o mais próximo de Marte (máxima aproximação em relação a Marte, numa distância de 10 782 604.8 km. A preocupação é que algo de trágico ocorra. 

Deixando de lado as diversas teorias da conspiração, que afirmam que um cataclisma global ocorrerá nesse final de ano, de certa forma algo tem nos chamado atenção: O aparato que está sendo empregado para acompanhar a passagem do cometa.

UMA VERDADEIRA FROTA ESTELAR ESTÁ ATENTA A PASSAGEM DO COMETA
 
A seguir, a relação já divulgada pela NASA, em seu site Solar System, na página que cuida especificamente do Cometa ISON).
  • Solar Dynamics Observatory : Observações de ISON sob luz ultravioleta extrema, quando o cometa estiver mais próximo do sol.
  • SOHO : Observações de ISON quando passar pelo Sol no final de novembro.
  • STEREO : Observações de ISON quando passar pelo Sol no final de novembro.
  • MESSENGER : Observações de ISON quando passar por Mercúrio em 19 de novembro em seu caminho para o Sol.
  • Venus Express : Observações de ISON quando passar por Vênus.
  • BRRISON : Balão Sub-orbital, que será lançado em meados de setembro para estudar ISON, de um ponto de observação quase acima de toda a atmosfera da Terra.
  • FORTIS : Foguete de sondagem, que será lançado em meados de novembro para obter espectros ultra-violeta do ISON.
  • Telescópio Espacial Hubble : Observações de ISON em Abril-Maio e novamente em outubro e dezembro (se o ISON sobreviver).
  • Spitzer Space Telescope : Observações de ISON no dia 13 de junho. O cometa estava a 310 milhões de quilômetros de distância do Sol.
  • Observatório de Raios-X Chandra : Observações das interações de ISON com os ventos solares.
  • Estação Espacial Internacional : Os astronautas poderão observar o Cometa ISON que passa pelo Sol no final de novembro.
  • Lunar Reconnaissance Orbiter : Observações de ISON quando passar pela lua no final de novembro.
  • Swift : Em janeiro e março, Swift observou ISON quando ele estava a 460 milhões de quilômetros do sol.
  • Curiosidade : Observações de ISON quando passar por Marte. O ponto mais próximo de observação ocorrerá em 01 de outubro de 2013 (PERIASTRO).
  • Oportunidade : Também fará observações do ISON quando ele passar por Marte.
  • Mars Reconnaissance Orbiter : Observações orbitais de ISON quando passar por Marte em outubro.
  • Mars Express : Observações orbitais de ISON quando passar por Marte em outubro.
  • Impacto Profundo : Capturou imagens do Cometa ISON nos dias 17 e 18 de janeiro de 2013 a uma distância de 493.000 mil milhas de distância. Missão já encerrada.
Os observadores terrestres
  • Astrônomos amadores.
  • Telescópios de pesquisa : NASA Infrared Telescope Facility, Observatório Keck e muitos outros mais.
 
O QUE SABEMOS SOBRE O ISON
 
Michael S. Kelly, cientista da Universidade de Maryland, em 15 de janeiro de 2013, publicou no site Solar Systems, o resumo de uma reunião de um Grupo de Avaliação da NASA incumbida de analisar “pequenos corpos” no espaço:

“O que eu acho que todo mundo quer dizer: o Cometa ISON será potencialmente conhecido como o grande cometa de 2013/2014. Mas, com boa razão, eles vão se esquecer de adicionar: Só o tempo dirá.”

“Circunstâncias da descoberta – Descoberto por Nevski e Novichonok em 21 de setembro de 2012, usando um telescópio de 0,4 m, na Rússia, que faz parte do Comitê Científico Internacional, denominado OPTICAL NETWORK (ISON) a qual é formada por um grupo de observatórios para observação de detritos espaciais, asteróides e explosões de raios gama”.

“Pré-observações da descoberta foram localizadas nos arquivos do banco de dados do Minor Planet Center, registradas por Mount Lemmon Survey, em 28 de dezembro de 2011, e Pan-STARRS, em 28 de janeiro de 2012, o que nos dá uma boa idéia da órbita uma vez que o Cometa ISON foi anunciado em 24 de setembro de 2012”.

“Atualmente (15 de janeiro de 2013) sua distância é de 5 UA, por isso é difícil de prever o que poderá acontecer quando ele chegar ao interior de nosso Sistema Solar”.

“Note-se que as aparentes magnitudes visuais no periélio é de -10 (MENOS DEZ). Ou seja, fora da escala deste enredo. “MAIS BRILHANTE QUE A LUA CHEIA? (-13)”.

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TEORIAS “CONSPIRATÓRIAS”:
  • O cometa existe e se não se desintegrar ou se volatizar antes do periério, o veremos a olho nú no final de outubro e início de novembro, sendo que o seu brilho máximo ocorrerá na última semana de novembro.
  • “A distância da Terra ao Sol é chamada de Unidade Astronômica ou UA (em inglês, AU) e é usada para medir distâncias no Sistema Solar. Uma UA foi definida como 149.597.870.700 metros”, ou seja, 150 milhões de quilômetros. Em janeiro a distância dele do Sol era de 5 AU (750 milhões de quilômetros de distância). Já em 13 de junho de 2013 a distância era de 310 quilômetros do Sol. Em 5 meses ele percorreu 440 milhões de quilômetros, se aproximando com uma considerável velocidade.
  • Ele é originário da Nuvem de Oort (conforme informado pela NASA). Curiosamente essa região estelar é muita citada no episódio “O IMPÉRIO CONTRA-ATACA”, da série “GUERRA NAS ESTRELAS”.
  • A sonda espacial que foi enviada para observá-lo no início desse ano (referenciada acima) foi batizada de “IMPACTO PROFUNDO”. Ironicamente, para os que desconhecem a origem do nome, “IMPACTO PROFUNDO” foi o título de um filme que tratava do impacto de um meteoro contra a Terra.
  • A “magnitude estará próxima a 10,5 e caindo”. A expressão “caindo”, será a chave do que poderá ocorrer, em termos de visibilidade do objeto aqui da Terra. Se for confirmada a previsão de que ele atinja uma magnitude de -19 (menos dezenove) até ao final de novembro, a expectativa é de que ele seja visível aqui da Terra com o brilho de uma “SEGUNDA LUA CHEIA NOS CÉUS”. Nessas circunstâncias, conforme imaginam alguns astrônomos, o ISON poderá ser avistado durante o dia como se fosse um “SEGUNDO SOL”.
 
FEMA
 
O Portal da FEMA, Agência dos EUA que cuida de gerenciamento de emergências, localizaram um Decreto da Presidência dos EUA que proclamava o mês de SETEMBRO DE 2013 como o “MÊS DA PREPARAÇÃO NACIONAL”. Em resumo, o decreto define:

“E outra vez, a América enfrenta crises que testam nossa prontidão e desafiam a nossa determinação de enfrentarmos desastres naturais como furacões, tornados e inundações… cabe a todos os americanos estarem preparados. Pelo planejamento para emergências, indivíduos podem proteger a si, suas famílias e comunidades. Durante o mês de preparação nacional, nós concentraremos nossos esforços em preparar a nós mesmos, nossas famílias, nossos bairros e nossa nação para qualquer crise que tenhamos que confrontar… A campanha se baseará na ciência, investigação e desenvolvimento, sensibilização do público e ampla participação. Ele terá como objetivo inspirar os americanos de todas as idades para aumentar a sua preparação, movendo da conscientização para ação. (Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos; trechos do pronunciamento à nação, proclamando o mês de setembro de 2013 como: O MÊS DA PREPARAÇÃO NACIONAL).”
 
Para incomodar ainda mais os ânimos dos que procuram se informar a respeito do episódio, conforme divulgado no site (em inglês) entitulado "Emergency Fema Region 3 Alert" (Essa região FEMA 3 inclui os Estados De Washington DC, Virginia, West Virginia, Pennsilvania, Delaware e Maryland), o governo obviamente sabe que algo esta prestes a acontecer e prepara para isso. Entre as preparações se destacam:
  • Nove semanas de treinamento para 386 mil tropas das Nacoes Unidas, Combate Urbano, aulas de Ingles e aulas de sistemas de armas americanos começando na quarta semana de julho e terminando no dia 1 de outubro;
  • 11 milhões de dólares em antibióticos a serem entregues na FEMA 3 no dia 1 de outubro.
  • Mais de 3 milhões de marmitas de comida para "desastres" de emergência no dia 1 de outubro;
  • 22 milhões de frascos de água para emergências para serem entregues no dia 1 de outubro;
  • Ferias proibidas para qualquer membro do exercito nas datas de 28 de setembro a 5 de novembro.;
  • Treinamentos para "desobediência civil" em todos Estados devem ser completados ate 27 de setembro;
  • 2800 veículos armados serão entregues na data de 1 de outubro.
 
ATUALMENTE A NASA TRABALHA COM TRÊS CENÁRIOS:

1) EPIC FAIL: O Cometa explode na passagem por Marte, e teremos uma chuva de estilhaços entrando no sistema solar interior, em velocidades de 40Km/s, tamanhos e direções desconhecidas. Isso inclui a direção da Terra.

2) CHIAR E QUEIMAR: Devido a aceleração em direção do Sol e erupção de geiseres na superfície, ele pode se desintegrar antes mesmo de chegar ao Sol. Não seria visível ao olho nú, e teria um destino igual ao do cometa Elenin, mas neste caso, se tornaria em 40 toneladas de meteoritos errantes, que podem cair em qualquer lugar.

3) FAZER HISTÓRIA: Seguir o curso normal e ser o cometa do século, mais brilhante que a lua cheia. Se caso isso acontecer, como ele é um cometa que vai passar muito rasante ao Sol, e há ainda três possibilidades.

a) EXPLODIR NO PERIÉLIO em 28 de novembro de 2013, e se tornar em uma chuva de meteoritos de altíssima velocidade, e de tamanhos e direções desconhecidas. Na pior das hipóteses, a Terra seria bombardeada com uma chuva de meteoritos a 47 km/s no Natal, entre 25 e 26 de dezembro de 2013.

b) IR EMBORA, deixando um rastro de fragmentos que será visto como chuva de estrelas cadentes em 14 e 15 de janeiro de 2014, podendo eventualmente causar problemas nos satélites de comunicação.

c) CAIR DENTRO DO SOL e explodir como uma bomba atômica.

Considerando a quantidade de cenários propostos, a verdade é que a NASA não tem certeza de nada que vai ocorrer com o cometa depois de 1º de outubro.

Ou seja, tudo pode acontecer, e eles não estão certos de nada.

É muito preocupante ouvir uma coisa destas da NASA.

 
TIRE AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES
 
E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, houve saraiva e fogo misturado com sangue, é jogado para a Terra queimando um terço das árvores do planeta, e toda a erva verde. E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar, e morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte dos navios. E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite. (Apocalipse 8:9-12).
 
A. C. Carrafa
DeOlhOnafigueira

Um comentário:

  1. ISON ATINGIRÁ DAQUI A ALGUMAS HORAS O PONTO MAIS PRÓXIMO DO SOL. TEM-SE FALADO MUITO A RESPEITO, INCLUSIVE DE UMA PROVÁVEL COLISÃO COM A TERRA.
    NÃO SOU ASTRONÔMO, SOMENTE ACOMPANHO ATENADAMENTE TUDO O QUE É PUBLICADO SOBRE ESTE E OUTROS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM O NOSSO SISTEMA PLANET´RIO.
    EXISTEM VÁRIAS TEORIAS SOBRE O FIM DOS TEMPOS. E PARECE QUE TUDO O QUE VEM ACONTECENDO DE UNS ANOS PARA CÁ CASA DE CERTA FORMA.
    ANO PASSADO FALOU-SE MUITO SOBRE O FIM DO MUNDO.
    ESTE ANO CONTINUA-SE FALANDO, MAS COM MAIS MODERAÇÃO.
    PARA QUEM SE INTERESSA SOBRE ESTE ASSUNTO, PUBLIQUEI RECENTEMENTE EM MEU BLOG DOIS ARTIGOS BEM COMPLETOS QUE FALAM SOBRE ISSO. É SO ACESSAR PELO GOOGLE - SIDERALSTAR E CONFERIR!!!!!

    ResponderExcluir