terça-feira, 13 de agosto de 2013

Kerry diz que Abbas está comprometido com negociações de paz

John Kerry - Imagem: Firstpost
O presidente palestino, Mahmud Abbas, está disposto a prosseguir com as negociações de paz, apesar da aceleração da colonização por Israel, afirmou o secretário de Estado americano, John Kerry.

"Falarei com o presidente Abbas hoje (...) e ele está comprometido a negociar porque acredita que a negociação é o que resolverá este tema, no fim das contas", afirmou Kerry, em coletiva de imprensa em Brasília.

Israel autorizou nesta terça-feira a construção de 942 casas no território anexado de Jerusalém Oriental, na véspera da retomada das negociações com os palestinos, que acusaram o Estado hebreu de colocar em perigo o frágil processo de paz.

"A política americana em relação a todos os assentamentos é que são ilegítimos (...) Mas, dito isso, o primeiro-ministro (israelense Benjamin) Netanyahu foi franco comigo e com o presidente Abbas de que anunciaria construções adicionais em lugares que não afetarão o mapa do caminho, que não terão qualquer impacto na capacidade de chegar a um acordo de paz", precisou o chefe da diplomacia americana.

"Se a questão das fronteiras de Israel for resolvida - e só se pode fazer isso solucionando os temas de segurança para Israel-, serão resolvidas todas as questões sobre assentamentos", afirmou Kerry.

"A colonização ameaça provocar o colapso das negociações mesmo antes de seu início", disse nesta terça-feira à AFP um funcionário de alto escalão da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Abed Rabo, após o anúncio da construção das novas 942 casas.
 

AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário