segunda-feira, 15 de julho de 2013

O Papa tem autoridade para perdoar pecados?

A cada Jornada Mundial da Juventude (JMJ), é tradição da Igreja Católica conceder indulgências.
 
Imagem: Terra
O Vaticano se manifestou e já disse que os fiéis que participarem com devoção nos rituais que acontecerão no Rio de Janeiro no final desse mês alusivos a JMJ, terão remidos os seus pecados. Isso é o que afirma um decreto da Santa Sé. Ou seja, o Papa perdoará os pecados de todos os que comparecerem na Jornada da Juventude.

No entanto, para comentarmos a questão, resta esclarecermos: 
 
Pecado é transgressão da lei de Deus. Por isso somente e exclusivamente Deus pode perdoar o pecador. Exemplo: “A pessoa que comete um crime pecou contra as leis de Deus e as leis do país. Assim ela responderá perante a lei e se for condenada pagará pelo que cometeu perante os homens, mas perante Deus não estará justificada porque só Ele, Deus, poderá perdoá-la”.
Perdoar é remir aquele que pecou de sua falta ou dívida. Pode o homem perdoar pecados? A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus (Rom 3: 23). Diz ainda que Deus não poupou nem os anjos que pecaram (II Pedro 2:4); se todos pecaram, como pode o pecador perdoar pecados? 
Você pode perdoar alguém que te prejudicou, que te ofendeu, que te causou males (Efésios 4: 32). Jesus afirma isso em (Mateus 18: 21 e 22) quando disse para perdoar os que nos ofendem (pecam contra nós) até 70 x 7. Isso é perdoar pela culpa pessoal mas o pecado em si, a transgressão dos ensinos divinos só Deus em Cristo pode nos perdoar.
Homem nenhum tem poder para perdoar pecados.
Jesus ensinou a oração do “Pai Nosso” e lá se observa a pessoa dizendo a Deus: “perdoa nossas dívidas (pecados) como nós perdoamos os nossos devedores”. Fica claro aí que você tem obrigação de perdoar aqueles que te causam males, mas o pecador só é e pode ser perdoado e remido dos pecados por Jesus.
Podemos interceder junto a Deus pelo próximo, mas perdoar pecados não!
Moisés suplicou pelo povo de Israel dizendo a Deus: “perdoa-lhes os pecados...” (Êxodo 32:32). Estevão suplicou pelos seus algozes (Atos 7:60). Daniel suplicou pela nação judaica no exílio (Daniel 9:19), mas para perdoar pecados é só Jesus. (Mateus 9:6) diz: “Para que saibais que o Filho do homem na terra tem poder para perdoar pecados...”. O salmista diz que com Deus está o perdão (Salmos 130:4). Cristo morreu pelos nossos pecados (I Coríntios 15:3). João diz: “Mas se nós confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados” (João 1:8).

DeOlhOnafigueira

 

Um comentário: