quinta-feira, 13 de junho de 2013

Grande buraco no Sol vai desorientar telecomunicações na Europa neste verão

Grande buraco no Sol vai desorientar telecomunicações na Europa neste verão

Um gigantesco buraco coronal na superfície do Sol com localização alinhada para a Terra foi captado na semana passada, pelo Solar Observatory Dynamics (SDO) da Agência Espacial dos EUA (NASA), prevendo-se alterações nos campos magnéticos em regiões terrestres, dentro de semanas, em particular na Europa Ocidental.

Com base nas imagens captadas nos últimos dias de maio, prevê-se que os fortíssimos ventos provocados pelo buraco coronal – uma zona de baixa densidade de plasma na superfície do “astro rei” – enviarão correntes de partículas na direcção da Terra, as quais causarão fenómenos luminosos de rara beleza(auroras boreais).

Mas os fluxos de partículas solares também poderão alterar a atividade geomagnética a um nível capaz de perturbar o funcionamento dos sistemas de telecomunicações, como GPS (dispositivos de navegação) e redes móveis (sobretudo os aparelhos de última geração).

Segundo avisam os técnicos da NASA, as perturbações nas comunicações poderão ocorrer dentro de dois meses, em particular na Europa ocidental.
 
Diário Digital via Voz da Rússia
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário