sexta-feira, 10 de maio de 2013

Novo vírus mortal chega à Europa

 
Vindo do Dubai, o coronavírus já se encontrana França.

Um homem de 65 anos de idade homem foi infectado durante uma viagem aos Emirados Árabes Unidos e encontra-se internado no Hospital da Universidade de Douai, no norte de França. Três outras pessoas que estiveram em contato com o doente no final de abril, poderão ter sido infectadas e foram postas em isolamento enquanto decorrem as respectivas análises.

O que é o coronavírus?

O coronavírus é semelhante ao de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que em 2003 causou a morte a 775 pessoas em todo o mundo.

Trata-se de um grupo de vírus cujos representantes primeiros foram identificados em meados dos anos 1960.

A família coronavírus, cujo nome se deve à sua aparência, rodeada por uma coroa circular, provoca gripes comuns com tendência a complicações respiratórias em animais e seres humanos, assim como com gastro-enterite, no caso das pessoas. Estas infecções podem ser de gravidade variável, dependendo das condições de saúde dos infectados. Nos casos mais graves o vírus é fatal.
 

Os sintomas
 
Em caso de contaminação pelo coronavírus a pessoa apresenta sintomas de infecção respiratória, febre, tosse e dificuldade em respirar.

O que sabe a OMS
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem informação suficiente sobre o modo de transmissão de origem e destino deste novo vírus. De acordo com os dados disponíveis até ao momento, o vírus passa de pessoa para pessoa através de um simples contato físico ou através do ar. Até à data não existe tratamento. O coronavírus (NCOV) é fatal. Encontra-se desde junho de 2012 na lista da OMS e desde então já causou 18 mortes.

Que medidas estão a ser tomadas

Na França, um dispositivo de monitoramento está em vigor desde 07 de dezembro de 2012 pelo Institut de Veille Sanitaire, segundo o Ministério da Saúde.

A pedido da Direcção-Geral da Saúde, o Conselho Superior de Saúde Pública emitiu em 19 de Março de 2013, um parecer sobre o manejo de pacientes com suspeita de infecção com o novo coronavírus.

A nível internacional, uma vez que a identificação de NCOV, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o European Centre for Divease Prevention and Control (ECDC) implementaram a vigilância ativa para detectar possíveis casos e aprofundar conhecimentos sobre o vírus.

Até ao momento foram relatados casos de pessoas suspeitas de contágio na Alemanha e no Reino Unido.

Euronews
DeOlhOnafigueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário