quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lakhdar Brahimi comemora acordo russo-americano pela paz na Síria

Diplomata argelino afirmou que este foi um passo muito significativo
 
Lakhdar Brahimi e Sergei Lavrov trabalham pela paz na Síria
O Enviado Especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, comemorou o possível encontro entre governo e oposição sírios, cujo acordo para a promoção foi debatido na terça-feira, 7, entre o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o Ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, em Moscou.

O diplomata argelino afirmou que a decisão por uma negociação é “muito bem acolhida”. Ele afirmou que as declarações são “um passo muito significativo”.

Kerry e Lavrov acordaram que trabalharão para a realização de uma conferência entre os partidários do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e os opositores ao regime governista. A reunião seria um desdobramento do encontro de Genebra, realizado em junho do ano passado, quando foi elaborada uma resolução de paz para o país do Oriente Médio pelo chamado Grupo de Ação, constituídos por nações vizinhas da Síria e pelos membros do Conselho de Segurança da ONU.

Sergei Lavrov adiantou que o governo sírio garantira anteriormente que está pronto para participar de uma conferência com a oposição. Os opositores, porém, ainda não se manifestaram sobre a possibilidade. Até então, eles exigiam a saída de Bashar al-Assad para qualquer conversação.

Diário da Rússia
DeOlhOnafigueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário