sexta-feira, 24 de maio de 2013

Kerry pede 'decisões difíceis' para israelenses e palestinos

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, dá entrevista nesta sexta-feira (24) em Tel Aviv (Foto: AFP)
John Kerry, dá entrevista nesta sexta-feira (24) em Tel Aviv (Foto: AFP)
Secretário de Estado dos EUA tenta retomar processo de paz na região. Visita dele ao Oriente Médio não trouxe avanços aparentes.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, pediu nesta sexta-feira (24) a israelenses e palestinos a tomarem "decisões difíceis", após uma nova visita a Israel e aos territórios palestinos, a quarta desde que tomou posse.

"Estamos nos aproximando do momento em que decisões difíceis deverão ser tomadas", declarou após se reunir com os principais líderes israelenses e palestinos ao longo dos últimos dois dias.

"É claro que o status quo não é sustentável em longo prazo. (...) No final, será necessário que ambas as partes mostrem liderança (para alcançar a paz)", defendeu o chefe da diplomacia americana.

Durante sua visita, que, aparentemente, não conduziu a qualquer avanço, o diplomata tentou impedir o ceticismo na tentativa de retomar as negociações de paz completamente congeladas há quase três anos.

Do lado israelense, Kerry se reuniu com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu por duas vezes, assim como com o presidente Shimon Peres e o ministro da Justiça encarregado da questão palestina, Tzipi Livni. Do lado palestino, ele se reuniu com o presidente Mahmoud Abbas, sua equipe de negociadores e o primeiro-ministro Salam Fayyad.
 
G1
DeOlhOnafigueira



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário