sexta-feira, 31 de maio de 2013

Kerry adverte o Irã: o relógio está correndo

Secretário de Estado dos EUA diz que não acredita que a eleição presidencial no Irã vai provocar uma mudança no seu programa nuclear.
 
John Kerry
John Kerry
"O relógio está correndo", o secretário de Estado John Kerry EUA advertiu o Irã na sexta-feira, acrescentando que Israel fará o que é necessário para se defender contra o programa nuclear da República Islâmica.

Falando a repórteres em uma conferência de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, Kerry disse que não está otimista de que próxima eleição presidencial do Irã irá resultar em qualquer mudança no programa nuclear do país.

"Eu não tenho grandes expectativas de que a eleição vai mudar o cálculo fundamental do Irã", disse Kerry. "Isto não é uma carteira que está nas mãos de um novo presidente ou o presidente, que está nas mãos do líder supremo e o líder supremo, finalmente, vai tomar essa decisão, eu acredito.".

Kerry disse que os EUA continuam a buscar uma solução pacífica para o impasse, mas alertou que o tempo está se esgotando. A persistência do Irã em não cumprir as exigências internacionais sobre seu programa nuclear torna o mundo mais perigoso, disse ele.

"O Irã precisa entender que o relógio está correndo", advertiu Kerry.

"Todo tempo que se passa fica mais perigoso. E a realidade é que Israel vai fazer o que precisa fazer para se defender", frisou.

Enquanto isso, na sexta-feira, os departamentos de Estado e do Tesouro anunciaram novas sanções contra o Irã, o que atingiu as empresas no Golfo Pérsico, em Chipre e em outros lugares. Foram colocadas as empresas iranianas na lista negra abrangendo tudo, desde a captação de novos aviões para dissimular a origem de exportações de petróleo proibidas.

Na quinta-feira, os Estados Unidos haviam facilitado algumas das sanções anteriores que havia imposto ao Irã, sendo suspenso o embargo à venda de equipamentos de comunicação para os iranianos e abertura de acesso aos serviços de Internet e mídias sociais.

O último relatório da Agência de Energia Atômica Internacional (AIEA), divulgado na semana passada, revelou que o Irã está fazendo progressos significativos na expansão de seu programa nuclear, incluindo a abertura de uma potencial segunda rota para o desenvolvimento da bomba.

Os esforços diplomáticos para resolver o impasse, mais recentemente com o Irã, no Cazaquistão , em abril, não conseguiram fazer progressos concretos.
 
 
Israelnationalnews
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário