sábado, 18 de maio de 2013

Hollande, propõe a criação de um só governo para a Europa

hooandeemerkel01
O presidente de França, François Hollande, apresentou uma "ofensiva para tirar a Europa da sua apatia" em que um dos pilares é a criação de um governo económico da Zona Euro com um "verdadeiro presidente", um projeto para superar "os egoísmos nacionais". 
 
Um governo, um presidente, um orçamento comum são as bases apresentadas por Hollande durante o discurso do seu primeiro aniversário no Eliseu, durante o qual se propôs ele próprio liderar "este desafio". Reconheceu que a recessão e a letargia na Europa são provocadas pelas políticas de austeridade, capazes de retirar a construção europeia do "imaginário coletivo" e acrescentou que estes objetivos não são assuntos de conservadores ou progressistas.

A proposta assume a forma de um convite à Alemanha para progredir para a união económica e política, uma meta a 12 anos "sejam quais forem os governos".

O plano do presidente francês foi apresentado estratificado em quatro pontos: um governo económico da Zona Euro, com um "verdadeiro presidente" e que se ocupe de harmonizar as políticas fiscais, a convergência social e a luta contra a fraude fiscal; um programa para inserção social de jovens; a criação de uma comunidade económica de energia; um orçamento próprio e um calendário a 12 anos para união política e mutualização das dívidas.
 
BEInternacional
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário