terça-feira, 9 de abril de 2013

Vladimir Putin: Chernobyl seria “conto de fadas” perto de um conflito na Península Coreana

Presidente russo, Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu que um hipotético conflito nuclear na Península Coreana teria consequências mais desastrosas que o acidente de Chernobyl. Em visita à Alemanha, na segunda-feira, 8, ele descreveu como preocupante a tensão crescente em volta da Coreia do Norte, país que faz fronteira com a Rússia. "Se algo acontecer, Deus nos livre, aquilo que todos nós conhecemos bem pela experiência de Chernobyl vai parecer um conto de fadas."

Putin reconheceu que "existe tal perigo", mas também exortou as partes a "acalmarem-se” e pediu uma solução negociada para resolver todos os problemas que, em sua avaliação, “se acumularam ao longo de muitos anos” na região. Ele reiterou ainda que a posição de Moscou sobre a questão nuclear da Coreia do Norte era firme: “somos contra as armas de destruição em massa e a favor da desnuclearização da península coreana".

A tensão militar aumentou depois que, em resposta a exercícios militares de Washington e Seul, o regime comunista de King Jong-un renunciou aos acordos de não-agressão e de desarmamento nuclear, anulando o armistício de 1953 e declarando-se em “estado de guerra”.

A Coreia do Norte ainda declarou que seu exército está em posição de combate para atacar bases norte-americanas em Guam e no Havaí, bem como no continente. Na terça-feira, 2, Pyongyang também anunciou que reativaria seu reator de Yongbyon, parado desde 2007 por um acordo de desarmamento nuclear.

Diário da Rússia
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário