segunda-feira, 8 de abril de 2013

Passados 70 anos do Holocausto, ainda há menos judeus

Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos entre 1935 e 1945 devido às políticas nazistas vigentes.
Memorial do Holocausto coberto de neve
Memorial do Holocausto: segundo os estudos realizados pela Universidade Hebraica de Jerusalém, 96% dos judeus fora de Israel se concentram em apenas 10 países.
Mesmo 70 anos depois do Holocausto, que foi lembrado nesta segunda-feira, a população judaica no mundo continua a ser muito menor do que em 1938, e só conseguiu crescer em Israel, onde acaba de superar a simbólica marca de 6 milhões de pessoas.

Atualmente, o número de judeus é de aproximadamente 13,8 milhões, disse à Agência Efe o demógrafo Sergio della Pergola, pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém.

"Antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) éramos 16,5 milhões, e depois ficamos em 11 milhões", explica ao fazer um balanço da situação do judaísmo no mundo.

Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos entre 1935 e 1945 devido às políticas nazistas vigentes, a maioria a partir da aplicação da "Solução Final" em 1941, que incluía o envio, em massa, de judeus a campos de extermínio.

O Estado de Israel, criado três anos após o fim da Segunda Guerra, homenageia essas vítimas em uma jornada de luto que começou no domingo com uma cerimônia no Museu do Holocausto de Jerusalém (Yad Vashem), durante a qual é acesa uma tocha por cada milhão de "desaparecidos". Hoje, sirenes antiaéreas paralizaram todo o país durante dois minutos.

Della Pergola, de origem italiana, ressalta que o baixo crescimento demográfico dos judeus durante os 70 anos transcorridos desde o Holocausto contrasta fortemente com o aumento da população mundial.
 
Os judeus representam hoje 0,002% da população mundial, número três vezes menor do que o registrado em 1945. Segundo o especialista, o baixo crescimento se deve ao envelhecimento das comunidades fora de Israel, que apresentam baixos índices de natalidade, resultado das regras e dos costumes das sociedades onde vivem.
 
Exame
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário