segunda-feira, 22 de abril de 2013

Judeus do gueto de Varsóvia esconderam relatos sobre a perseguição nazista em latas de leite


O cenário era o pior possível: distribuídos em uma área mínima viviam quase 400 mil judeus, que antes habitavam a capital polonesa e regiões próximas. Era o gueto de Varsóvia.

Criado pelos nazistas em 1940, o maior gueto da Europa foi a moradia de judeus no período da perseguição nazista. Muitos foram assassinados no campo de extermínio de Treblinka. Para você ter uma ideia, em maio de 1943, calcula-se que três quartos dos habitantes originais do gueto de Varsóvia haviam morrido nas mãos dos nazistas ou por causa dos maus tratos.

Um dos habitantes do gueto era o historiador judeu Emanuel Ringelblum. Ele criou o grupo Oyneg Shabat (em tradução livre, a alegria do dia de descanso), com a intenção de narrar o dia-a-dia do campo. O grupo era composto por cientistas, escritores, desenhistas e rabinos, que contavam (a partir da vivência individual e de sugestões traduzidas por colegas) como era a rotina em uma sociedade reclusa. A intenção de Ringelblum e seus companheiros era escrever um livro quando a guerra terminasse.

O enredo provou-se pior do que o de muitos dramas. Com o passar do tempo, aumentavam as deportações para os campos de concentração, bem como o número de mortes por causa da fome. A expectativa de sair dali com vida se tornava menor a cada dia.

Para garantir que a história dos judeus no gueto sobrevivesse e não chegasse às mãos dos nazistas, os integrantes do Oyneg Shabat encontraram uma solução inusitada: esconderam toda a documentação dentro de 3 latas de leite e dez caixas de metal, como esta:

 
Como você já deve imaginar essa história não teve final feliz. Todos os membros do grupo foram assassinados ainda no gueto. Exceto Emanuel Ringelblum. Ele conseguiu escapar dos nazistas junto com a família e ficou dois anos escondido. 
 
Mas não adiantou. A Gestapo, a polícia nazista, descobriu o esconderijo do historiador, executou suaa família e aqueles que haviam lhes dado abrigo.

Duas latas de leite e dez caixas metálicas com os relatos do grupo de Ringelblum foram encontradas enterradas pelo gueto. A terceira nunca foi achada.
 
Exame
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário