sábado, 16 de março de 2013

Irã diz que também tem todas as opções sobre a mesa em resposta a Obama

O Irã "também tem todas as opções sobre a mesa", declarou neste sábado um militar iraniano em resposta às recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o programa nuclear iraniano.

"Senhor Obama, não se engane, nós também temos todas as opções sobre a mesa. Vá para casa antes que afunde ainda mais no lamaçal da região", declarou o general Masud Jazayeri, comandante em chefe das Forças Armadas, citado pelo site sepahnews.com, da Guarda da Revolução iraniana.

"Nossos líderes nos autorizaram a responder à qualquer ato hostil por parte dos inimigos", acrescentou, sem dar mais detalhes.

As Forças Armadas do Irã estão sob a autoridade do Líder Supremo da República Islâmica, o aiatolá Ali Kamenei.

Em uma entrevista a uma emissora israelense, Barack Obama reafirmou que esperava solucionar de forma diplomática a crise com Teerã, mas que "todas as opções" estavam sobre a mesa para impedir que o regime de Teerã obtenha a bomba atômica.

"Se podemos resolver diplomaticamente, é a melhor solução. Mas se não, mantenho todas as opções sobre a mesa", declarou o presidente americano, assegurando que seu país tem "obviamente capacidades significativas".

Contudo, o presidente americano considerou que o Irã necessitará "pouco mais de um ano" para desenvolver uma bomba nuclear, mas que os Estados Unidos "não quer esperar até o último momento" para impedi-lo.

Obama viajará a Israel e aos Territórios Palestinos em 20 de março, em sua primeira visita à região desde sua eleição em 2008.
 
AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário