segunda-feira, 18 de março de 2013

EUA pedem que Irã reduza tensão provocada por programa nuclear

O presidente americano, Barack Obama, pediu esta segunda-feira ao governo iraniano que tome medidas "imediatas e significativas" para reduzir a tensão provocada por seu controverso programa nuclear, dois dias antes de iniciar uma visita oficial a Israel.
 
"Chegou a hora de o governo iraniano tomar medidas imediatas e significativas para reduzir a tensão e possibilitar uma resolução duradoura para o problema nuclear", afirmou Obama em um vídeo dirigido aos iranianos por ocasião do Noruz, a festa de Ano Novo iraniana.

"Desde que assumi minhas funções (nr: no começo de 2009), submeti uma proposta ao governo iraniano: se respeitar suas obrigações internacionais, poderá haver novas relações entre nossos dois países e o Irã poderá recuperar o lugar que lhe corresponde no seio da comunidade de nações", declarou Obama no vídeo, com legendas em farsi.

"Até o presente, os dirigentes iranianos não foram capazes de convencer a comunidade internacional de que suas atividades nucleares têm fim pacífico", destacou o presidente, lamentando que "os iranianos tenham pago um preço tão alto quanto desnecessário devido ao repúdio de seus dirigentes a tratar deste tema", afirmou, em alusão às sanções econômicas cada vez mais estritas adotadas contra o regime iraniano.

"Como disse desde o princípio, os Estados Unidos preferem resolver esta questão de forma pacífica e diplomática", lembrou o presidente americano, evocando "uma solução que permita ao Irã ter acesso a uma energia nuclear pacífica, resolvendo de uma vez por todas as graves interrogações que o mundo inteiro faz sobre a verdadeira natureza do programa nuclear iraniano".

"Os Estados Unidos, junto de seus aliados da comunidade internacional, estão dispostos a alcançar tal solução", assegurou Obama, que desde 2009 dirige anualmente mensagens similares aos iranianos para a festa de Noruz.
 
AFP
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário