segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Polícia israelense evacua acampamento palestino em Jerusalém Oriental

A Polícia israelense evacuou neste domingo o acampamento palestino de Bab el Shams, instalado na região de Jerusalém Oriental na qual o Governo israelense quer estabelecer a controvertida colônia judia E1.

"Ontem à noite houve uma decisão do Tribunal Supremo que permitia a evacuação. Esta madrugada, por volta das 2h30 hora local, a Polícia de Fronteiras entrou na área e evacuou cerca de 120 ativistas palestinos que havia ali", disse à Agência Efe o porta-voz da Polícia israelense, Miki Rosenfeld.

Segundo a fonte, a evacuação, na qual os agentes "utilizaram a mínima força possível", "aconteceu muito rapidamente, em menos de uma hora e nenhum oficial da Polícia ou manifestante ficou ferido".

Em um primeiro momento, todos os acampados foram detidos, mas depois foram postos em liberdade.

"É falso que não houvesse feridos. Há seis feridos entre os acampados, entre eles vários que receberam murros na cara dos policiais", disse à Efe Irene Naser, uma das ativistas palestinas acampadas.

Os Comitês de Coordenação de Resistência Popular palestinos (PSCC), que organizaram a atividade e montaram o acampamento, asseguram em comunicado que embora tenha sido evacuados conseguiram "mostrar sua força, porque a Polícia preciso de centenas e centenas de oficiais das forças especiais para expulsá-los".

Na nota se acrescenta que a Polícia também atacou jornalistas que estavam no lugar e que não lhes permitiram gravar a evacuação, atos que consideram "ilegais, já que Bab el Shams estava estabelecido em terras privadas palestinas". 
 
EFE via Terra
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário