terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Netanyahu vence eleição, mas bancada encolhe, diz boca de urna

Antes da votação, várias pesquisas anteviam uma vitória tranquila para Netanyahu, embora a rodada final de levantamentos, na sexta-feira, apontasse um encolhimento da bancada do Likud-Beitenu e um crescimento do novo partido ultradireitista Bait Yehudi (Lar Judaico), que é contra a criação do Estado palestino e propõe anexar partes da Cisjordânia. O Bait Yehudi deve eleger 12 deputados.

O clima era morno na sede eleitoral do partido Likud, de Netanyahu, após o fechamento das urnas, com apenas algumas centenas de simpatizantes em um local que poderia abrigar milhares de pessoas.

"Nós prevíamos que iríamos perder alguns votos para o Lapid, mas não a este ponto", afirmou o assessor de campanha do Likud Ronen Moshe à Reuters.

Os resultados completos são esperados para a manhã de quarta-feira, e os oficiais devem ser anunciados em 30 de janeiro. Depois disso, o presidente Shimon Peres deve convidar Netanyahu, como líder da maior bancada, a tentar formar um governo.

O ex-militar tradicionalmente forma alianças com partidos religiosos e conservadores. Desta vez, seu principal parceiro deve ser o milionário Naftali Bennett, fundador do Bait Yehudi.

Durante a campanha, Netanyahu enfatizou repetidamente a necessidade de conter o programa nuclear iraniano, deixando em segundo plano a perspectiva de retomada do processo de paz com os palestinos, abandonado desde 2010.

Num discurso de vitória realizado já na quarta-feira (horário local), Netanyahu disse que impedir o Irã de ter armas nucleares será o principal desafio do novo governo que pretende formar.

"O governo que vamos construir será baseado em três princípios fundamentais. Primeiro de tudo, a força militar diante dos grandes desafios que enfrentamos. O primeiro desafio era e continua sendo evitar que o Irã obtenha armas nucleares", afirmou ele.
 
Reuters
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário