terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Livros escolares europeus excluem Israel do mapa

Muçulmanos usam material didático para formar opinião antissemita.
 
Livros escolares impressos no Reino Unido tiram Israel do mapa do Oriente Médio e geram protestos. O Conselho Britânico, patrocinado pelo Ministério do Exterior, endossou um livro publicado pela Garnet Education, empresa que ensina Inglês na Grã-Bretanha.

O livro “Habilidades de escrita, Inglês 1”, destinado a ensinar estudantes estrangeiros e imigrantes que moram no Reino Unido, apresenta um mapa com os dizeres ” Palestina ocupada ” no lugar do Estado judeu.

O conceituado jornal judeu Algemeiner revelou a história. O professor Liz Wiseman destacou que o livro é “um dos materiais mais populares e tradicionais para ensino do Inglês e os livros publicados pela Garnet são bastante populares e influentes”.

O British Council, criado pelo Governo do Reino Unido e patrocinado pelo Ministério do Exterior britânico, aprovou o material da Garnet, alegando que a empresa possui “uma reputação global de qualidade e inovação”.

Mas por que um livro de ensino de línguas que é vendido em quase todo o mundo hoje em dia se preocuparia com questões políticas tão complexas? Hoje a Garnet Education é controlada por um império de mídia libanês, propriedade do nacionalista árabe Tahseen Khayat, que é um defensor do Hezbollah. Sua filha cuida das subsidiárias e da França no Reino Unido, incluindo a Garnet.

Khayat também dirige a Ithaca Press, considerada a “maior editora de livros acadêmicos sobre Oriente Médio e Estudos Islâmicos”. Muitos desses livros tratam da resistência árabe contra Israel. Um livro de ficção publicado recentemente pela Garnet fala sobre soldados palestinos nascidos em Israelenses sendo assassinados a sangue frio e tendo suas casas queimadas.

Usar livros para tratar desse assunto não é uma tática nova. Em 2007, o rei Fahd autorizou livros didáticos publicados pelo Ministério da Educação da Arábia Saudita, que descrevem os judeus como “macacos” e os cristãos como “porcos”.

Em 2010, o livro de geografia mais usado nas escolas britânica encorajava os alunos a fazer perguntas como “Por que os judeus confiscaram as terras que hoje é Israel?” O livro também procurou justificar o terrorismo, informando aos alunos que “os palestinos se sentem impotentes. Eles não têm nenhum país, nenhum governo, nenhum exército e poucos recursos. Por isso recorrem aos bombardeios para serem ouvidos.”

O especialista em terrorismo Matthew Levitt explica que a tática de usar livros didáticos visa “formar a consciência política dos jovens”. Sempre vistos como fonte da verdade absoluta, influenciam pessoas de todas as idades e crenças. O fato de um governo aprovar esse tipo de material educacional gerou protestos de movimentos judaicos ingleses. Mas durante anos na Grã-Bretanha os grupos islâmicos investem em serviços educacionais e sociais e, aparentemente, conseguiram agora apoio do governo.
 
Gospel Prime
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário