terça-feira, 13 de novembro de 2012

SC: um mês depois, segue mistério sobre círculos "extraterrestres"

Agroglifos são vistos em Ipuaçu desde 2008. Foto: Ivo Hugo Dohl/DivulgaçãoOs círculos desenhados nas plantações de cereais não são mais novidade em Ipuaçu, cidade de 7 mil habitantes no noroeste de Santa Catarina. Isso porque são registrados, anualmente, desde 2008, geralmente em final de outubro ou início de novembro. Os últimos agroglifos, como são chamados pelos ufólogos, foram encontrados no dia 13 de outubro em uma propriedade rural afastada.
 
Apesar de ser um acontecimento esperado, a aparição desses estranhos sinais continua gerando confrontos de opiniões entre ufólogos, que os chamam de fenômenos - atribuídos a uma inteligência superior -, e cientistas, que creem se tratar apenas de brincadeiras feitas por seres humanos. Enquanto isso, a polícia segue investigando o caso.

O professor Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos de Astronomia do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é uma das pessoas que periodicamente é entrevistada sobre o assunto. Ouvido pelo Terra, Stotz garantiu se tratar de círculos feitos com uma tábua e uma corda, técnica que já foi até revelada em programas de TV. 
 
Já o jornalista e ufólogo Ademar Gevaerd, editor da Revista UFO, contrapõe com veemência a opinião do astrônomo. "Postulo que o fenômeno é legítimo. E não acontece em nenhum outro local do Brasil, apenas em Ipuaçu", garante, procurando derrubar a teoria de que os sinais são feitos por seres humanos.
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário