quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Palestinos comemoram admissão como Estado observador na ONU

Centenas de pessoas acompanharam com atenção através de um telão o discurso do presidente Mahmoud Abbas

Palestinos exibem cartazes com fotos do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, na Cisjordânia
Palestinos exibem cartazes com fotos do presidente da Autoridade Palestina
A Praça Yasser Arafat, no centro de Ramala, explodiu em júbilo após conhecer os resultados da votação na Assembleia Geral da ONU que aprovou a aceitação da Palestina como Estado observador não-membro no fórum multinacional.

Cartazes que pediam o retorno dos cerca de seis milhões de refugiados palestinos, mostrando o mapa da Palestina histórica e a chave, símbolo dos que se foram após a criação do Estado de Israel, em 1948, adornavam a praça.

Centenas de pessoas acompanharam com atenção através de um telão o discurso do presidente Mahmoud Abbas, que pediu ao mundo que 'emita uma certidão de nascimento para o estado da Palestina'.

A multidão aplaudiu, gritou e se abraçou para celebrar o que muitos consideram um pequeno passo no longo caminho rumo à independência e ao fim da ocupação israelense.

Momentos antes, os presentes aplaudiram o discurso de Abbas, ao mesmo tempo em que agitavam bandeiras palestinas, cartazes com a foto do presidente e bandeiras amarelas do movimento nacionalista Fatah.

Milhares de palestinos seguiram o plenário na ONU colados em seus televisores na Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental.

'As coisas vão mudar porque todo o mundo está nos reconhecendo. Até agora éramos uma terra ocupada e agora pelo menos temos um Estado, embora Israel siga fazendo o que quer conosco', declarou à Agência Efe em Ramala Hanim el Hashra, funcionária de um laboratório de 32 anos.
 
Exame
DeOlhOnafigueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário