quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ilana Dayan - Revelando segredos de estado

Ontem a noite, após o noticiário das 20:00 hs a apresentadora Ilana Dayan-Orbach, uma das jornalistas mais consideradas em Israel, apresentou uma série de entrevistas com o ex-Primeiro Ministro de Israel, Ehud Olmert, o Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak e o atual Primeiro Ministro, Benjamin Netanyahu.

Nas entrevistas, os entrevistados revelaram que o Estado de Israel estava a um passo de realizar um ataque surpresa em território iraniano, mas a operação não foi levada adiante por causa da opinião do então General das Forças de Defesa de Israel, Gabi Ashkenazi que segundo Ilana Dayan teria vetado a decisão.

Segundo as entrevistas de Ilana Dayan, a intervenção do General Gabi Ashkenazi teria sido o motivo pelo qual o Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak teria solicitado a sua substituição quase que imediata.

Segundo o proprio Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, na realidade o gabinete do governo não teria pedido para atacar, mas sim para que as Forças de Defesa de Israel estivessem de prontidão, pois caso uma operação viesse a ser executada, devriam estar preparados.

Na entrevista com o ex-Primeiro Ministro de Israel, Ehud Olmert, ele deu a entender que Ehud Barak teria se mostrado contra a decisão de atacar a usina nuclear plutônica da Siria em Setembro de 2007. Até mesmo o então presidente americano, George W. Bush teria se recusado dar apoio a operação do governo de Israel, porém a operação se demonstrou como um sucesso conpleto, o que acabou temporariamente com o programa nuclear da Siria.

Ehud Barak por sua vez criticou abertamente o ex-Primeiro Ministro, Ehud Olmert. Ehud Olmert mesmo assim declarou que o pais deve muito a sua segurança a Ehud Barak, portanto não deseja entrar em conflito com ele.

O Primeiro Ministro, Benjamin Netanyahu foi questionado sobre se estaria disposto a atacar o Iran sem o apoio direto dos Estados Unidos, a resposta dele foi decisiva, se o Estado de Israel se ver em perigo, não deixaremos de fazer o que for necessario para garantir nossa segurança. Ilana Dayan ainda foi mais incisiva e pergunto, se houvesse um botão para acionar uma operação contra as instalações nucleares do Iran, você seria capaz, de quando o Iran alcançar o nível nuclear militar de acionar o botão dando ordem para atacar o Iran? A resposta foi: Não tenha dúvidas de que eu farei isso!
 
Cafe Torah

Nenhum comentário:

Postar um comentário