segunda-feira, 5 de novembro de 2012

General Chefe da FDI teria rejeitado ordem para preparar-se para ataque ao Irã

General Gabi Ashkenazi
Segundo uma investigação feita por um programa de televisão israelense (Uvdah), revelou que há dois anos, Netanyahu e Barak ordenaran que os chefes do Mossad e FDI para se prepararem para uma operação, mas eles se recusaram com medo que iria levar à guerra.

Dois anos atrás, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa, Ehud Barak, deu ordens para que as Forças de Defesa de Israel se preparacem para atacar as instalações nucleares iranianas. O chefe do IDF e o chefe do Mossad na época estavam certos de que Netanyahu e Barak estavam tentando "roubar uma guerra" - e a ordem não foi totalmente executada.

Uma investigação da Canal 2 programa no "Uvda" (fato), que será transmitido na segunda-feira, revela que o ex-Chefe do Estado-Maior das FDI Gabi Ashkenazi e o ex-chefe do Mossad, Meir Dagan, eram contra a mudança.

No final de uma reunião do fórum de sete ministros do governo em 2010, que Ashkenazi e Dagan participaram, Netanyahu deu uma ordem de elevar o nível de preparação do sistema de segurança de Israel para "P Plus" - um código que significa se preparando para um ataque militar.

De acordo com a investigação de "Uvda", Dagan saiu bruscamente contra a medida na reunião de 2010, dizendo para Netanyahu e Barak: "É provável que você esteja tomando uma decisão ilegal de ir à guerra, só o gabinete está autorizado a decidir isso.". Enquanto isso, os associados de Ashkenazi explicaram que o ex-chefe do IDF estava preocupado que o aumento do nível de alerta poderia levar a conclusão de fatos, levando a uma guerra.

O ministro da Defesa, Ehud Barak, disse em uma entrevista para o programa "Uvda" que Ashkenazi respondeu a Netanyahu na época, dizendo que o IDF não estava pronto, e que ele não tem capacidade operacional para cumprir a ordem. Barak afirma na entrevista que, em contraste com posições Ashkenazi e Dagan, elevando o nível de alerta para "P Plus" não implica necessariamente ir à guerra.

"As coisas que você está descrevendo", disse a apresentadora do programa ", a veterana jornalista Ilana Dayan," é da responsabilidade do governo. A idéia de que se o chefe (IDF) do pessoal não recomenda algo que é possível fazer, então não podemos decidir realizá-lo -. isso não tem base na realidade. O chefe de equipe deve construir a capacidade operacional, ele deve dizer-nos por um ponto de vista profissional se é possível levar a cabo uma ordem, ou se é não é possível, e ele também pode - e deve - dar a sua recomendação, (mas) ele pode ser realiza-la contra a sua recomendação".

Ashkenazi, por outro lado, afirmou em portas fechadas que ele preparou a opção militar, e que o IDF estava pronto para uma operação, mas que ele estava convencido de que isso seria um erro estratégico.
 
Cafetorah

Nenhum comentário:

Postar um comentário