quarta-feira, 24 de outubro de 2012

NASA mantém segredo sobre misteriosas partículas brilhantes encontradas pelo Curiosity

Membro do projeto não acredita que fragmentos sejam produzidos pelo homem
 
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) ainda não revelou o que é a substância brilhante achada em Marte pelo Curiosity. Os fragmentos foram recolhidos pela colher do jipe-robô em sua expedição em solo marciano. 
Material brilhante encontrado pelo Curiosity em Marte

A descoberta aumentou as atenções sobre a missão do engenho no Planeta Vermelho, especialmente depois que o diretor do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), Richard Cook, afirmou, na quinta-feira, 18, que as partículas não parecem ter se desprendido do equipamento, como chegou a ser cogitado. “Devemos investigar mais. Não podemos descartar que seja algo feito pelo homem, mas não acho que seja.”

As partículas brilhantes foram encontradas em escavações feitas em pontos distintos e suas imagens estão sendo analisadas pelos especialistas envolvidos no projeto. Esta semana, o Curiosity deverá utiliza a câmera de alta resolução ChemCam para ajudar no trabalho de investigação. Os primeiros dados já foram enviados à Terra.
O Curiosity chegou a Marte no dia 6 de agosto para cumprir uma missão de dois anos. O rover carrega 10 instrumentos que ajudarão na pesquisa do Planeta Vermelho. Um dos mais importantes do projeto é o Dinâmico de Nêutrons Albedo (DAN), que é capaz de encontrar indícios de água em até 50 cm do solo marciano. Esta análise determinará as condições de existência de vida passada ou futura no astro.

Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário