sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Lapid: Netanyahu está tentando arrastar EUA na guerra com o Irã

Em entrevista ao 'Post', Yesh Atid lider Yair Lapid acusa Netanyahu de instigar conflito com administração dos EUA, forçando-os para definir linhas vermelhas sobre o programa nuclear iraniano. Diz, Netanyahu estará levando Israel para a guerra "muito em breve".

Yair Lapid at first Yesh Atid conferenceYesh Atid líder Yair Lapid começou sua campanha política para a próxima eleição, esta semana acusando o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu de tentar arrastar os Estados Unidos à guerra com o Irã.
 
Em sua primeira entrevista desde qeu entrou para a política - que será publicada na íntegra no The Jerusalem Post 's Simchat Torá suplemento, Lapid disse que Netanyahu cometeu erros, instigando um conflito com o governo dos EUA, apostando que o candidato republicano Mitt Romney venceria a eleição, e ameaçando o Irã com uma ação militar ao invés de focar em intensificar as sanções.

"Netanyahu criou uma situação em que ele se tornou um problema de Israel-Irã e não um problema no mundo Irã", disse Lapid. "Há apenas uma maneira de acabar com a ameaça nuclear iraniana: A queda dos aiatolás. Um ataque israelense apenas adiaria o problema nuclear iraniano. Isto permitiria que os iranianos argumentassem que foram atacados por um país nuclear e agora não temos escolha a não desenvolver armas nucleares. A maneira de fazer a queda aiatolás é reforçar as sanções ".
 
Lapid disse Netanyahu estava errado para tentar forçar os EUA a estabelecer prazos para o Irã."É a arrogância de dar um ultimato para os EUA", disse Lapid. "As pessoas tendem a esquecer que o plano de Netanyahu é o envio de um avião americado para bombardear o Irã. Ele acha que pode arrastar a América para fazer o que ele não quer fazer. Ele está conduzindo Israel para a guerra muito cedo, antes que seja necessário. Como Netanyahu, eu acho que se chegou ao ponto de não retorno, Israel teria de usar a bomba, mas ainda há muito a fazer para evitar isso. "
 
Perguntado sobre como ele poderia servir como um ministro sob Netanyahu quando ele é tão crítico dele, ele disse: "Que tipo de político seria eu se fico em silêncio quando eu vejo as coisas que o assunto que me incomoda. Sobre a questão iraniana, ele fez um ótimo trabalho, colocando-o sobre a mesa do mundo, mas depois ele tirou a mesa do mundo e fez dele um problema israelense. É o mesmo com a economia: Ele tem um bom caminho, então os erros cometidos ".
 
Lapid também apelou ao governo dos EUA para libertar o agente israelense Jonathan Pollard, que cumpre o seu 27 º ano de uma sentença de prisão perpétua. "É hora de liberá-lo", disse ele. "Os EUA estão sendo desnecessariamente duros com alguém doente e ficando velho. Todos os espiões da Guerra Fria foram libertados anos atrás, mesmo que espionou para um inimigo. É hora de libertar alguém que espionou para um amigo. "

Traduzido de TheJerusalemPost 

Nenhum comentário:

Postar um comentário