sábado, 6 de outubro de 2012

Chuva de meteoros nos próximos dias

chuva de estrelas meteoro espaço Draconids
Nos próximos dias, o nosso planeta enfrentará um dos fenômenos celestes mais emocionantes e espetaculares - a chuva de meteoros.

Os meteoros chegarão a partir da constelação de Draco, daí seu nome - Draconids. Esta chuva de meteoros é considerada uma das mais curtas, e durará apenas quatro dias.

Se o tempo permitir, será fácil ver Draconids, ainda sem qualquer equipamento especial. As próprias estrelas têm uma cor avermelhada incomum. Cada hora, até 30 meteoros cruzarão o céu da Terra.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru 

Nota do Blog: A chuva de meteoros poderá ser vista de 6 a 10 de outubro, atingindo o seu ápice no dia 9, quando poderá atingir 100 meteoros de taxa horária. A população do sul do Brasil encontrará dificuldades na observação. A chuva será melhor observada nas regiões norte e nordeste do país.

Um comentário:

  1. Para os que ainda não tiveram oportunidade de observar a chuva de meteoros, deixo aqui o meu recado: hoje à noite, 10/10, quando a constelação do Touro surgir acima do horizonte oeste, por volta das 22h30min, a Lua não estará visível. Para quem não sabe, a constelação de Touro está localizada a oeste, acima do céu, próximo a constelação de Órion (a popular "3 Marias"). Por volta das 2 horas depois, a Lua irá surgir. Ou seja, a ausência da Lua proporcionará um melhor observação. Nesse momento, a constelação do Touro estará no lado norte do céu, proporcionando alguns belos meteoros que irão "riscar" o céu, facilmente visíveis a olho nu. Para os que gostam de ficar acordados na madrugada, essa é uma boa pedida de observação. O melhor horário para a observação será às 00h30.

    ResponderExcluir