segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Brasil foi o país que mais evoluiu em tecnologia da informação em 2011, diz ONU

Foto: portalraj
Ao lado do Cazaquistão, o Brasil foi o país que mais se desenvolveu em tecnologias de informação e de comunicação entre 2010 e o ano passado, segundo a agência da ONU responsável pelo setor, a UIT (União Internacional de Telecomunicações).

No IDI (índice de desenvolvimento em tecnologias da informação), ambos países subiram sete posições em relação ao ano anterior --o Cazaquistão para a 49ª colocação e, o Brasil, para a 60ª. 

Apesar da evolução, o Brasil --sexta maior economia mundial-- segue atrás de países como Bahrein, Barbados, Brunei, Lituânia, Omã e Qatar. 

O indicador contempla a capilaridade das tecnologias, seus preços, a parcela da população que tem acesso a elas e o número de assinaturas de internet fixa, móvel e de telefonias fixa e móvel. 

As informações foram divulgadas no estudo Mensurando a Sociedade de Informação de 2012. 

A Coreia do Sul se manteve no topo dos países com maior desenvolvimento em telecomunicações, seguida de Suécia, Islândia, Finlândia, Holanda, Luxemburgo, Japão, Reino Unido e Suíça, respectivamente. 

Os EUA, maior economia do mundo, ficaram na 15ª colocação, muito distante da China, na 78ª. 

Entre os países desenvolvidos, o Reino Unido apresentou a maior evolução: saltou da 14ª colocação para a nona. 

Vizinha brasileira, a Argentina ocupa o 56º lugar, atrás de Uruguai (50º) e Chile (55º) e à frente de Colômbia (76º), Venezuela (77º), Equador (82º), Peru (86º), Paraguai (97º) e Bolívia (98º). 

No Brasil, as empresas de telecomunicações, junto com bancos, encabeçam a lista de maior número de reclamações por parte de consumidores. 

Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário